E heis que quase um ano depois, voltei ao Sabor para apanhar bichinhos felpudos e com asas. Foi uma semana de "trabalho", enquanto esperava pelas minhas sequências, mas acima de tudo uma semana de descontracção. Trabalhar para os outros tem esta vantagem... não temos que nos chatear com nada. Para variar um bocadinho, soube-me imensamente bem ir para aqueles lados. Definitivamente eu não me canso daquela paisagem e sossego. Há que agradecer ao Francisco pela oportunidade e pelos bem passados anoiteceres, quer a merendar em cima de pontes, quer junto aos rios à procura de lontra (só vimos uns olhinhos na água, mas para pode ser que para a próxima tenha mais sorte e consiga ver uma mais de perto! :) ). Desta vez para além de apanharmos bichinhos, fomos também visitar abrigos para monitorização das colónias de criação, e fazer transectos. Foi fixe :) A experiência dos abrigos foi qualquer coisa. Tudo tranquilo nos mais abertos, e algo mais desconfortável nos mais povoados. Apesar de tudo, todos eles tiveram o seu encanto. Foi a aventura de caminhar em fendas na rocha com água pelos joelhos, onde dezenas de morcegos se encontravam pendurados no tecto, e de onde volta e meia se soltavam e voavam à nossa frente, mas também em túneis escuros, cheios não de água mas sim guano, e onde a concentração de bichinhos era tão grande que de repente a temperatura subia, o ar ficava pesado, e respirar tornava-se mais complicado. Vi bichinhos de pernas para o ar isolados no seu cantinho, e centenas de outros tão juntos que formavam autênticos tectos vivos chilreantes. Foi engraçado :) e apesar de serem mestres na eco-localização, ainda tive um encontro de 1º grau com um deles que decidiu voar direitinho contra a minha cara x) nada que não voltasse a repetir eheh ahh como era bom não ter que me vir embora...! Mas o dever chama e a tese ainda tem que ser escrita. A vontade de voltar não falta e fiquei com novas esperanças de ali arranjar um cantinho :) parece que vão surgir uns projectos pela Faia Brava e quem sabe não arranjam um lugarzinho para mim! Mas não pensemos muito nisso... brutal brutal, era fazer parte do projecto de 65 anos de monitorização do Sabor. Tinha trabalho para o resto da vida ^^ well, quem sabe quem sabe :) (eu queria taaaaaanto =D só de pensar nisso dá-me aquele nervosismo miudinho de quem não consegue conter o contentamento! Como dizia o outro... Eu quero voltar para a ilha!!!)
Anyways, amanhã tenho de ir levar a última dose da vacina contra a raiva e para a próxima já vou poder mexer livremente nos bichinhos :))) (quem sabe fazer capturas para o Atlas no Gerês eheh)
Terça-feira também regresso ao campo, desta vez para apanhar bichinhos com penas. Já não vão a tempo da tese, mas irão completar o dataset para o artigo. Só boa vida na verdade :) Estou a contar que ao contrário do ano passado possa dar uma mãozinha um pouco mais activa nas capturas, quer a montar as redes, quer a tirar os bichinhos, quer a anilha-los e quem sabe, tirar sangue. A ver vamos :) Ainda não tenho certezas para onde vamos, mas possivelmente Montesinho. Ai ai vai ser mais uma semana que vai passar a correr!
|
Morcego-lanudo (Myotis emarginatus) |
|
|
|
Digam lá que não é fofinho? :D