terça-feira, 23 de agosto de 2011

Previsibilidades

E tal como eu imaginava... o tempo agora já passa rápido! =) Dentro do possível claro está... A saga já dura há 13 dias (2 dos quais foram de descanso) e hoje até saímos uma hora mais cedo por falta de caixas para encher de fruta! Haja trabalhadores! eheh :) A pêra já foi toda apanhadinha e por agora é só maçã vermelhinha (bem boa! rijinha e docinha =D ). Tenho a dizer que tem sido uma experiência e pêras! lol xD Tanto fisicamente (como se costuma dizer, não mata, mas mói...), como pessoalmente e psicologicamente. A verdade é que se não fosse isto, estaria provavelmente em casa "a definhar" em frente ao pc ou á tv (wii pirateada é outra coisa... 0=] ), já que o tempo nem para a praia tem estado agradável (felizmente!). Além disso a minha actividade cerebral tem sido basicamente nula, o que sabe imensamente bem! Embora ande a trabalhar, estou intelectualmente de férias e isso, digam o que disserem, independentemente do cansaço físico ao final do dia, é do melhor que há! Durante o dia não há "coisas para fazer", ou horas para estar não sei onde, problemas para resolver, tempos mortos, etc etc. Tudo se resume a apanhar a fruta e coloca-la dentro da caixa. Mais simples era impossível. Não há tempo para perder a cabeça a pensar em coisas que não valem a pena, e quando se chega a casa o que se quer é um banho e uma cama. Simples. Muito simples. Tão simples que me interrogo se tenho seguido o rumo certo. Sempre disse que investigação não era para mim. Que não queria escrever artigos e muito menos publica-los. Que isso era para as pessoas entendidas. Que embora fosse interessante, era demasiado "complicado", teórico e xato para mim. Eu sempre quis algo mais prático que me fizesse feliz no dia-a-dia, algo mais simples. Ás vezes tento projectar-me no futuro e dou comigo a ser feliz num estilo de vida bem básico. Entrar ás 9h, sair ás 17h, poder ir para casa e desfrutar do tempo livre. Ler um livro, ver um filme, ouvir música, tocar, montar um puzzle (adooro :3 ), whatever. Não precisava de muito dinheiro. Talvez não me pudesse dar a muitos luxos, mas há coisas mais importantes nesta vida. Talvez me fartasse. Talvez. Sempre gostei de desafios e mudanças. Talvez um trabalho rotineiro me fosse dar cabo do sistema e eventualmente tivesse que procurar algo mais. Mas neste momento ainda não sei o que isso é pelo que continua a ser o meu ideal de vida. A questão é que viver para trabalhar, ou trabalhar para viver, são ambas opções que me desagradam se não gostar do trabalho. De qualquer das formas, trabalhar para viver parece-me bem atractivo :) A ver vamos por que caminhos esta vida me vai levar... :)

4 comentários:

  1. Vanessa, querida Vanessa...

    Não deveria, mas… Continuo a sempre me espantar ao corroborar o quanto compartilho de seus pensamentos.

    Tal como você: ando com simpatia a uma vida labutadora sem esforço intelectual, onde, com seu término ao final do dia, eis que as portas estariam abertas aos afazeres que nos são como necessidades... Afazeres que envolvem criação artística (musical ou textual), infusão cognitiva arbitrariamente específica ou derrocação de reptos lúdicos! Aliás, isso pode depor contra mim, ao passo em que pode ser fruto do desejo de fuga de maiores responsabilidades... Ora, talvez não seja isto, uma vez que esta simpatia incorre na fuga do estado de estresse! Sim, temo que o estresse me (¿nos?) seja tão desagradável quanto para outras pessoas, pois este tempo de dedicação profissional possui muito mais serventia para mim (¿nós?) do que para outros que não sabem muito bem o que fazer com ele... Assim, a aflição é dobrada (ou pior, em certo casos...).

    Mesmo assim, ando ok... Como você, deixo a vida me levar, mesmo não conseguindo ver o horizonte no qual devo chegar!

    Ósculos fraternais e amplexos de urso com muito frio em você! ^.^/

    ResponderEliminar
  2. Oi Michael =)

    Acho que é isso aí... pessoalmente preciso desse espaço temporal para limpar a minha cabeça (livrar-me do stress talvez?). É claro que tendo outras coisas para fazer este processo é sempre acompanhado de um certo sentimento de culpa de "deveria estar a ocupar o tempo de outra forma". E quando isso não acontece é simplesmente relaxante :) Não sei até que ponto a fuga ao stress é igual ou semelhante á fuga das responsabilidades, mas será assim tão repreensível aspirar a uma vida simples sem grandes complicações?

    Muito boa sorte para a tua jornada! É mais fácil caminhar quando definimos um horizonte (quero conseguir/fazer isto até ao fim da próxima semana/mês/ano), por isso talvez esteja na altura de encontrarmos os nossos. Eu tenho alguns a curto prazo. A longo prazo estou mais perdida, mas confiante que tudo se revela com o tempo :)

    Um abraço e beijinhos para ti também =)

    ResponderEliminar
  3. Eu entendo completamente quando dizes que este momento é “[...] simplesmente relaxante”! Quando passo por isso, vem-me o desejo como quando rendemos o que é fugaz.

    Estava a pensar... E, receio que essa busca por uma vida menos complicada seja fruto de nossa simpatia pelo diferente, pelo novo, pela criação! Somos, antes de tudo, artistas (mesmo que informalmente ou não profissionalmente) que têm a felicidade enquanto erigimos por nossos talentos! Desta forma, como o ordinário, em nossas vidas, é esta lufa-lufa complexa e mentalmente extenuante, tratamos de ansiar pelo oposto ou extraordinário; isto é, por uma singelitude aprazível! Assim, caso obtenhamos esse propósito, não me surpreenderia se, após certo tempo, estivéssemos a almejar esta complexidade outrora repelida... Ok ok, mas com intensidade agradável! =)

    Não atribuo o caráter vil a este anseio pelo singelo, mas, trato apenas como uma resposta à nossa natureza (se, realmente, assim for...)! Aliás, como bem influí, não acredito que se trate genuinamente de uma busca pelo singelo, mas apenas porque ele é incomum e aprazível...

    Que esta boa sorte nos irradie! E, que possamos nortear nossos caminhos com horizontes convictos e prudentes!

    Paz na consciência, Vanessa!

    Schuack’s cordiais. ^.^/

    ResponderEliminar
  4. Agora que falas nisso... concordo plenamente. Sinto uma enorme necessidade d actividades criativas, seja música, desenho, escrita, fotografia, etc etc. E é a calma e a simplicidade de um dia que nos traz o descanso. E sim, acho que seria muito provável cansar-me da vida simples e ansiar por algo mais complexo. O cérebro humano é complicado e nunca está satisfeito =P

    ResponderEliminar