Tenho andado com preguiça de cá vir escrever, não porque não tenha coisas para contar, mas porque o ritmo dos últimos tempos tem sido algum e a pressão para me concentrar na tese alguma.
Depois da bela semana no Sabor lá fui com o Ricardo para Montalegre em busca de passarinhos. Foram 3 dias que não renderam muito em termos de bichos, mas que me permitiram anilhar meia dúzia de coisinhas, algumas delas novas para mim :) Sylvia borin, Emberiza cia e Pyrrhula pyrrhula foram os convidados de honra de uma das sessões e deixaram-me bastante satisfeita :)
De volta ao Porto não tardou muito até que partisse novamente, mas desta vez para sul. Serra do Açor here I come. Foi pouquinho tempo é certo, mas deu para apanhar algumas coisinhas (muito esperadas sylvias melanocephalas e cantillans), e para aproveitar a companhia duma certa pessoa. Não fosse termos furado um pneu no segundo dia (após andarmos a tarde toda "perdidos" á procura dum sítio para anilhar... definitivamente as coisas quando não correm bem, só tendem a correr pior =/ ), e teríamos apanhado muito mais coisinhas :) apesar de tudo ainda consegui anilhar 3 coisinhas novas (nabice na identificação à parte): Rouxinol Luscinia megarhyncos, Pintarroxo Carduelis cannabina e Felosa-poliglota Hippolais polyglotta.
Novamente de regresso ao Norte, mal tenho tempo para "descansar" e sigo novamente para o Gerês, mas desta vez para os bichinhos com pelo. Não apanhamos grande coisa (as noites estavam muito frias), mas só as paisagens valeram o esforço. Isso e os bichos que apanhamos por engano nas redes ^^ Melro de água foi uma novidade para mim, tanto em termos de observação, como na mão. Noitibó nem tanto, mas são sempre giros de apanhar :) Na última noite fomos recompensados com uma boa diversidade de coisinhas peludas e fiquei com vontade de voltar para uma ponte que descobrimos estar carregadinha de morcegos-rabudos. (Isso e mais uns mergulhos naquelas águas fantásticas *.*)
Novamente de regresso à Invicta poucos dias depois estava a caminho de Caminha para apanhar mais coisas com penas. Foi só uma manhã, mas rendeu alguns muito necessitados tentilhões. Desta vez para além de assumir a parte da anilhagem dos bichos (Pica-pau-malhado-grande, Verdilhão e Gaio para mim ^^) ainda tirei sangue a meia duzia deles que felizmente sairam a voar lindamente. Definitivamente o meu maior mal é o medo de fazer mal as coisas e a falta de confiança. Tem sido uma batalha intensa desde tenra idade, e a meu ver já melhorei bastante, mas ainda tenho um longo precurso pela frente :)
Coruja-das-torres (Tyto alba) |
Chegados ao Porto seguimos quase directos para o Parque Biológico para acabar de tratar das gaivotas, mas quando lá chegamos tinhamos à nossa espera bichinhos apreendidos/recuperados a precisar de ser soltos. Estorninho e Borreiro-de-coleira-interrompida foram a novidade para mim, mas anilharam-se uns quantos chamarizes, verdilhões e pintarroxos. O Peter ainda teve direito a um Cuco-rabilongo o que o deixou com um grande sorriso na cara eheh. Na hora da despedida ninguém parecia com muita vontade de dizer adeus e não fosse o Peter ter perguntado novamente se eu sempre queria ir à sessão "1km de redes" no Paul do Taipal em Montemor e eu teria-me também despedido deste casal caricato. Assim sendo, aceitei com um grande entusiasmo, voltei para casa e arrumei toda a minha tralha a fim de seguir para sul "definitivamente". Tudo arrumado em sacos e mais saquinhos vi-me obrigada a comprar uma mala para conseguir levar tudo e felizmente tive ajuda do sr. João até à estação e depois do Peter quando cheguei a Coimbra.
A sessão no Taipal foi no mínimo curiosa, rodeada de uma cambada de "cromos" da passarada, o género feminino estava claramente em minoria. Sendo ainda para mais o único membro do parque biológico (os outros dois presentes são actualmente "desertores" que encontraram orientação mais capaz), fui claro alvo de alguma chacota. Mas podia ter sido bem pior suponho. Verdade seja dita que me colei ao(s) Peter (já que de manhã o senior também nos acompanhou :) ), a fim de evitar dizer muitas barbaridades e principalmente porque eles ao invés de gozarem com as pessoas, explicam-lhes as coisas com toda a humildade do mundo, e isso é de aproveitar ao máximo principalmente quando ambos têm uma vasta experiência. Mais uma vez tive direito a meia dúzia de bichinhos novos, 3 espécies de andorinha (dos telhados, dos beirais e das barreiras), 2 felosas (unicolor e dos juncos) e 1 pato-real (que na realidade era uma pata eheh).
Foi muito giro :) mas de certa forma estranho também... estar com uma certa pessoa e comportar-me como se fossemos meros conhecidos é algo que me faz muito confusão... Mas enfim... como se costuma dizer "engoli o sapo" e pronto.
No fim da sessão fomos todos (ou quase, já que os Peters não nos acompanharam) almoçar e depois cada um foi á sua vidinha. No meu caso isso ainda incluiu ir comer um gelado ao novo McDonalds de Coimbra com um certo fofinho e depois lá segui viagem até casa :)
Agora é dar-lhe na tese tanto quanto possível!!!
Boas férias aos que não têm nada que fazer,
Sem comentários:
Enviar um comentário