quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Faia Brava Fest

6ª-feira, 19 de Outubro, 14:10 - mais uma vez de mochila ás costas e à espera de um autocarro! :D 

Desta vez o destino final foi nada mais nada menos do que, o meu tão estimado cantinho, a Reserva da Faia Brava! Embora confirmado um tanto para o em cima da hora, o evento que ía ocorrer era o Faia Brava Fest, e tinha tudo para ser um fim de semana em grande! :D Combinada a boleia até Algodres, só tive de me deslocar até Coimbra de autobus e depois seguir agradavelmente de autocaravana com alguns membros do aficionado grupo de anilhagem  PADA e colaboradores (para fotos do fim-de-semana espreitem aqui). O jantar foi on the road e chegados à Faia Brava, já bem depois do anoitecer, fomos recebidos pelo António Monteiro que estava bastante entretido a manter uma bela e calorosa fogueira, que rapidamente nos tirou a vontade de dali sair e montar o material. Mas... a man's gotta do, what a man's gotta do e lá fomos nós armados de frontal na testa, varas, estacas, cordas, e redes, a fim de preparar tudo para um dia de anilhagem...! A trupe era grande e o terreno já era para alguns mais ou menos familiar, pelo que algumas redes foram montadas em locais já usados nos anos anteriores, enquanto outras ficaram por montar de manhãzinha, quando a luz já nos deixasse ver alguma coisita. A noite não estava tão fria como pensei que estaria e até fomos brindados com um simpático céu estrelado, daqueles que só se vê nos cantinhos mais remotos, sem a poluição luminosa das grandes cidades, assim como com meia dúzia de estrelas cadentes :) Ainda assim a dormida não foi especialmente agradável, frio e pessoas "a respirar" (que é como quem diz a roncar) não me deixaram ter um sono contínuo, mas nada que me tenha tirado a boa disposição pela madrugada :) 


06:30 e os despertadores foram tocando pelo acampamento. Ainda não eram 06:45 e já estávamos todos reunidos, de sacos ao ombro ou nos bolsos e furlers na mão, a fim de abrir as redes e montar as restantes. Tudo aberto e montado e num dos olivais fomos logo brindados com muitos chapins-rabilongos, azuis, chamarizes, alguns piscos, toutinegras, tentilhões, e sei lá mais o quê. Not bad for a start. A manhã foi passada a processar bichinhos e a ir às redes. Escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus) foi o bichinho novo da manhã para mim, embora também me tenham passado pelas mãos uma petinha-dos-prados (Anthus pratensis) e um picapau-pequeno (Dendrocopos minor). Antes do almoço a libertação de um grifo com o Ricardo Brandão para os elementos interessados, e paparoca na Sabóia sob a agradável sombra de uns belos freixos. Deu para colocar a conversa em dia com o sr. António e perceber bem que para aqueles lados não me safo, pelo menos não com a ATN. A minha única esperança de me mudar para o interior reside agora numa candidatura a doutoramento. Enquanto houver vontade há esperança :) As redes ficaram abertas o dia todo, por isso logo a seguir ao almoço recebi o 2º bicho novo do fim-de-semana, uma cotovia-arbórea (Lullula arborea) :) a tarde foi passada a visitar redes (algumas bastante agradáveis :P ), a tratar dos bichinhos e a desmontar as linhas menos "produtivas", enquanto a maioria dos elementos do grupo foi dar um passeio pela reserva. Apesar da vontade e do esforço, melros-azuis nem vê-los, mas pronto. Ao cair do dia, antes de fechar as redes, ainda recebemos mais  umas dezenas de bichos, entre os quais uns chapins-de-crista (Lophophanus cristatus) que embora já tivesse visto na mão, nunca lhes tinha oferecido uma pulseira de metal e que foram portanto a 3a sp. nova do meu fim-de-semana ^.^ Já depois do por-do-sol ainda fomos  montar redes num cantinho ali perto e uma outra para bichos grandes, que acabou infelizmente por não render nada. O serão foi passado à volta duma fogueira, a falar disto e daquilo, e com o sr. Paulo normalmente a dominar a conversa. O mais giro para mim mesmo, quando contacto com ele, é ver o orgulho com o qual normalmente fala do seu menino de ouro :) orgulho esse que, verdade seja dita, não consigo também deixar de sentir ao ouvir falar dele :)

A noite foi agradável e desta vez bem dormida. Para além de ter a caravana só para mim, tinha 2 sacos de cama extra que me deixaram dormir mesmo mesmo quentinha :)) O pior mesmo foi a coragem de madrugada para sair do quentinho, mas nada que tenha demorado muito tempo a resolver! Pouco depois já estávamos todos novamente reunidos a fim de abrir as redes e na primeira ronda, para começar bem o dia, nada mais menos nada menos do que um noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis)! Foi ver uma certa pessoa a correr para as redes a tentar evitar a suposta fuga dum melro, e vê-lo de repente a mudar de trajectória e a sair dali com um grande sorriso no rosto :) bem que o tínhamos ouvido na noite anterior :) o resto da manhã foi bastante tranquilo e o ponto alto para mim foi mesmo na última ronda, após ter reclamado da falta de pegas-azuis (Cyanopica cyanus) e de elas terem passado no local onde pouco antes estava uma rede, duas delas terem caído na linha que tínhamos um pouco mais à frente :D embora uma ainda tenha fugido da rede, a outra não teve tanta sorte :) felizmente, a maioria dos presentes já tinha anilhado um bitchinho destes e eu pude ter a honra de a processar. Tenho a dizer que é um animal mesmo fixe :) são lindas! E a meu ver podiam muito bem ser apelidadas de "os papagaios do mediterrâneo" eheh :D

Tenho que admitir que depois da pega-azul, o meu dia/fim-de-semana ficou mais que ganho :D Ainda não estou bem em mim, e é estranho pensar como tudo isto tem evoluído, mas começo a aperceber-me que é difícil não se ganhar o bichinho da coisa...! Após 1 ano de anilhagem "desportiva" acho que posso dizer que evoluí x) mexer nos bichos e tira-los da rede deixou de ser o bicho de 7 cabeças que era (nada como o tempo para o ganho de confiança), e embora ainda seja um tanto para o lenta e muito nabinha, já estive bem pior suponho :P

E assim foi o meu fim-de-semana :) depois de tudo arrumado e almoço comido (carninha na brasa para os carnívoros e salada de feijão-frade para mim), e alguma indecisão (ficar por Figueira uns dias ou não ficar heis a questão!), lá abalei com os PADA e companhia até Coimbra. Para acabar bem o dia ainda houve saldamento de dívidas no McDonalds e depois foi dormir até casa eheh =P

Agora tenho que me dedicar à apresentação da tese (e cheira-me que fazer um poster)... mas falta a coragem! Ontem ainda fui até à Tornada e consegui (não que o mérito seja meu), apanhar um bichinho ainda mais azul que a pega, um guarda-rios (Alcedo atthis) :D Hoje está de chuva por isso não há anilhagem para ninguém, mas sou capaz de dar mais uns pulinhos à Tornada de vez em quando :)

Sem comentários:

Enviar um comentário