domingo, 14 de outubro de 2012

Sabor

 E estou regressada de 2 semanas bem passadas em Trás-os-montes no que eu consideraria um misto de férias e trabalho...! Foram dias/noites bastante agradáveis entre vales e montes do Sabor e afluentes, e que serviram mais uma vez (já lhes perdi a conta) para confirmar que é mesmo em Trás-os-montes/Beira-alta que eu quero viver/trabalhar. A possibilidade de por lá poder fazer doutoramento é algo que sem dúvida me atrai, e se tiver que me meter em doutoramento para poder ficar por lá, assim será. Sinto no entanto que ainda me falta alguma bagagem para me meter num doutoramento... gostava de saber bem mais sobre estatística e modelação antes de planear tal aventura. Isso e mais alguma prática de campo. O doutoramento é suposto ser um projecto pessoal, gostava que fosse algo construído por mim, desde a ideia, aos métodos e à estatística. A leva-lo para a frente gostava de me sentir capaz em todas as etapas e não cair novamente no esquema em que os orientadores é que sabem/decidem sobre aspectos fundamentais do meu trabalho. Daí que preferia não me precipitar para já e enveredar tanto quanto possível para trabalhos mais temporários que me permitam solidificar algumas ideias/conhecimentos. O problema é que as oportunidades não se perpetuam no tempo, e normalmente é preciso agarra-las no momento certo, ou correr o risco de as perder para sempre. E isso torna tudo mais complicado. Mas uma coisa de cada vez suponho. Por agora estou mais ou menos de férias :) o futuro a curto prazo é voltar para o laboratório a fim de terminar o dataset da malária e preparar a defesa da tese. Depois disso... logo se vê :) Por agora não estou muito preocupada... com o que vou receber ao voltar para o lab consigo aguentar-me durante algum tempo, mas no entretanto vou-me candidatando a coisas que me interessem :)

Esta viagem ao Sabor foi a mais longa e a mais fixe das que fiz anteriormente...! Embora não tenhamos tido muitas capturas por noite, o facto de já poder mexer nos bichos contribuiu bastante para o meu entusiasmo eheh :D são tão fofiiinhos :) o lançamento do tadarida (nova modalidade olímpica que envolve o lançamento de um morcego-rabudo ao ar a fim de ele ganhar altitude e voltar á sua vidinha) é algo que ainda tenho de praticar, mas dificilmente virei a bater o campeão da modalidade, auto-intitulado como rei dos Cerejais. É muito parvoíce junta eu sei :) mas se assim não fosse, não teria metade da piada =) Foram muitas estrelas cadentes, muitos por e nascer do sol e também da lua, e algumas horas perdida no espectáculo de luzes projectado na imensidão do céu e a indagar sobre a minha insignificância. Foram fins de tarde à procura de lontras (sem sucesso), e muitos caminhos percorridos de noite com a ânsia de nos cruzarmos com um qualquer mamífero selvagem (também ainda não foi desta que vi texugo). Mas pela primeira vez ouvi bufo-real e vi chasco-preto em território nacional...! Já não foi mau :) a somar a isso ainda se apanhou um andorinhão-real (que fez o favor de me espetar a ponta de muitos dedos), uma andorinha-das-rochas e 2 pardais-franceses (sp. 51 p mim...!) graças a um certo parvinho com mais sorte que juízo, que quando se foi embora levou com ele os bichos e o calor, deixando-me a mim e ao Francisco com uma semana de chuva, noites frias, e poucas capturas. Ficou a promessa de voltar para os abrigos de inverno e provavelmente para o ano para mais uma época de campo =D ás vezes dou por mim a pensar que me sentiria mais realizada como ajudante do que como investigadora... é assim tão mau assumirmos que temos mais jeito e somos mais felizes como personagens secundárias do que principais? porque é que isso há-de ser menos glorioso e digno se é o que nos faz sentir bem? nunca gostei da pressão e responsabilidade de um cargo principal... prefiro dar suporte e apoio a alguém. Enfim... talvez eu não regule realmente bem. Não sei.

 

O balanço das duas semanas foram 100 e tal novos bichos marcados, dezenas de recapturas, e muitos tubinhos com cocós e pêlos a fim de estudar a dieta destes animais caricatos e os seus hábitos migratórios (ou a falta deles). 



Até para o ano Sabor...!


Sem comentários:

Enviar um comentário