segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Plantinha a plantinha, a Faia há-de ficar verdinha :)

 Primeiro fim-de-semana de Novembro, abertura do mês das florestações na Faia Brava, e obviamente não pude deixar de comparecer =) 

As saudades deste cantinho de Portugal já eram algumas (embora 1 mês não seja assim tanto quanto isso...) e como tal, estudei a situação, agarrei a oportunidade, e lá fui eu linha do Tua acima =D A viagem foi feita maioritariamente de noite, pelo que nem deu para apreciar muito as vistas, mas é da maneira que não fico a conhecer a paisagem de trás para a frente, e posso continuar a aprecia-la durante mais umas quantas viagens. O plano era chegar a Figueira por volta das 8 da noite, ajudar o pessoal no necessário na sexta e plantar coisinhas no sábado e domingo. E assim foi. 


Sexta feira, sair de casa ás 7 da manhã e seguir para Cidadelhe para mais uma vez mostrar o percurso dos censos à Ana Luísa, enquanto o Ricardo se dedicava aos pombais. Na volta, meia dúzia de paragens para apanhar bolota de azinheira e sobreiro e mais uns quantos pombais antes de nos dirigirmos à Sabóia. Aqui, foi basicamente preparar meia dúzia de coisas para a vinda dos voluntários, e no meu caso dar um jeitinho à carrinha :)

Sábado, belo dia de Primavera, (nem acredito que dei uso à t-shirt depois dos últimos dias) passado a plantar freixos, lodãos, carvalhos e sobreiros ao longo de linhas de água. O pessoal esteve todo bastante activo, tendo participado adultos, crianças, e até os respectivos animais de estimação, que em alguns caso até deram jeito para encontrar as melhores passagens.  No final do dia, e para não ser só trabalhar, passámos pelo simpático sobreiro de 500 anos da Faia Brava, e como não podia deixar de ser, lá se tirou a foto de grupo :)




O domingo foi mais para o relax, mas mesmo assim, plantaram-se cerca de 3000 bolotas numa manhã, enquanto se passeou um pouco pela faia. 


O fim de semana passou rápido demais, e a vontade de voltar para "casa" é pouca ou nenhuma... Ninguém me dá uma função neste cantinho do mundo? Ou noutro qualquer... Que eu já estava farta de aulas, já eu sabia, mas que tinha tantas saudades de andar no campo... é o sufoco que sinto entre as pessoas... é o achar toda aquela conversa rotineira enfadonha e hipócrita... é o sentir-me obrigada a sorrir, quando queria mesmo era fugir... que posso fazer? Perdi o interesse pela sociedade em geral lol ... gosto mais da liberdade de andar sozinha entre a crueldade de uma agreste montanha... ou de enfrentar a fúria de um mar ruidoso... gosto mais de me perder no voo de uma ave do que num diálogo banal... gosto mais de me entregar a mim própria do que me integrar com os outros... Estou a exagerar eu sei... mas tem sido assim no geral, que posso dizer? Gosto de estar no meu canto =) Gosto de fazer o que me apetece, quando me apetece =) Gosto de não ter que dar satisfações a ninguém =) Gosto de ser responsável apenas pelos meus actos e gosto que os meus actos sejam apenas responsabilidade minha =) Gosto disto e daquilo, e também gosto de pessoas. Algumas. Simplesmente porque sim (e porque sim é resposta). E tenho dito =) E como já estou a divagar, vou-me calar por aqui.




A semaninha de aulas foi bem melhor que a anterior, a matéria bastante mais interessante, e não tarda muito, lá se foi mais uma disciplina. É a vida... e o tempo... que não param de correr :)


Em Dezembro lá voltarei, desta vez para "As Jornadas da Faia Brava" =)

4 comentários:

  1. Bem, por um lado, acho que estás a ser um pouco extremista sim, porque todos precisamos de pessoas e ao isolares-te em ti mesma, quando notares que realmente precisas..se calhar ja vai ser tarde.

    Por outro lado, o viver sem dar satisfações e o fazeres o que queres, não faz qualquer sentido neste mundo. Por mais que uma pessoa deseje, nunca o pode fazer sem ter algumas consequências. Por mais que não queiras, estás a viver numa sociedade e sempre viverás, seja ela qual for. Acho que te enganas a ti própria se continuas nesse caminho...

    Por fim, devo dizer que fico um pouco triste com a tua pouca vontade de vir para 'casa', com a tua pouca vontade de ter conversas...porque no fundo, sinto-o na pele. Fico triste tambem por perceber que nao sou uma dessas algumas pessoas que faz parte do teu mundo...

    ResponderEliminar
  2. Só vou comentar a última parte porque quanto ao resto... enfim...
    A pouca vontade de vir para casa nada tem a ver contigo. O quanto a não seres uma pessoa que faz parte do meu mundo, estás enganada se assim o pensas, mas ok... mais não digo que isto não me parece o local apropriado para discutir seja o que for. Mas triste fico eu por não conseguires compreender que simplesmente preciso do meu canto, e que são esses momentos entregues a mim que me trazem a tranquilidade necessária para encarar o dia-a-dia. E não faz sentido nenhum estarmos a discutir isto no meu blog, mas pronto... uma vez trengas, trengas até ao fim... xD

    ResponderEliminar
  3. Ainda vais tendo sorte.
    Os momentos de isolamento, só são possíveis no meu tempo de lazer. E a necessidade de os ter, é crescente.

    ResponderEliminar
  4. Acredito que sim... mas há que preservar tanto quanto possível esses momentos, principalmente para o bem da nossa sanidade mental...! mas também para a de quem nos rodeia... já que eu pelo menos entro em modo robot fantasma, alheia a tudo e a todos, interagindo apenas com o estritamente necessário...

    ResponderEliminar