"Ah e tal" parece-me um bom nome para um post... é para verem o estado em que anda esta criatividade. Há coisas piores suponho.
Bom, no post anterior queixei-me de monotonia, e como cada um tem o que pede (ou o que merece xD) esta foi obviamente quebrada.
Em primeiro lugar, a reportagem da sic na Faia Brava. Felizmente era malta porreira e nem nos chateou muito com aquelas picuices características do mundo jornalístico. Digamos que entrevistas à parte, até foi divertido acompanha-los :) conhece-se o outro lado da televisão e das pessoas que dela fazem parte. Parece que afinal não as podemos por todas no mesmo saco e algumas até gostam de fazer coisas a sério.
Semana passada, vem o fim da mesma.
Visita do sr. prof. António Luís, que para além de se trazer a ele próprio, ainda trouxe um suposto botânico (zoólogo de formação, especialista em micromamíferos) para me ocupar o tempo. Como se tudo isto não bastasse, ainda vieram 2 voluntários alunos da UA.
Que acontece ao meu fim-de-semana?
Sexta-feira à noite... descansar? Qual quê... farolada na reserva. Três coelhos e mais meia dúzia de olhos que ninguém sabia muito bem de quem eram. Que bonito... "Ah e tal, isto até resulta muito bem"... Não sei onde, mas ok... xD

Na segunda censos de manhã e de tarde babysitter. O dia nasceu com todo o esplendor e no ar o cheiro a terra molhada. Não podia ser melhor :)
Terça, mais censos de manhã e transectos de mamíferos de tarde com os holandeses. Dia comprido... basicamente percorremos toda a reserva a pé, e quentinho! Há que registar o primeiro dia em que andei de t-shirt depois de um inverno de temperaturas negativas xD Os pés, esses ficaram literalmente cozidos com o andamento, após a usual molha da manhã. Pegadas de cão e raposa à parte, ainda apareceram algumas coisas giras :)
Mas as cerejinhas do bolo foram mesmo as cobras-cegas e a cobra-de-capuz ^^
Quarta, suposto cac na faia-brava, mas quando saio da caminha ás 5 da manhã, deparo-me com um simpático bilhete do eduardo a mandar-me novamente para a cama. Parece que o antónio adiou os censos para sexta dado as más previsões meteorológicas. Ainda penso duas vezes antes de voltar mesmo para a cama, mas o tempo não me parece realmente muito simpático e dou-me ao luxo de mais 3 horinhas de sono :) Dia passado ao computador, de volta do GPS e a passar dados... Mas por volta da hora do almoço vou ajudar o Eduardo a dar de comer a um mocho pequeno de orelhas, do qual fomos encarregados temporariamente até ser levado para um centro de recuperação :) O coitado estava guardado numa caixa sem comer já há 2 dias... =/ Ainda faz umas investidas quando lhe tento pegar, mas nada demais :) À falta de melhor, lá vão uns pedacinhos de carne de frango, os quais após algum esforço ele acaba por engolir. Infelizmente, durante a noite o bichinho acaba por morrer =/ De manhã, algumas penas partidas... deve ter tentado sair da caixa até à exaustão =/
Quinta, mais transectos de mamíferos, desta vez o dia todo, dada a intensa neblina matinal no vale que me cancelou os mais ou menos habituais censos. Por volta das 10h o sol acabou por aparecer e me acompanhar o resto do dia =)
Sexta, finalmente o tão aguardado cac da faia-brava! Depois de adiado não sei quantas vezes, lá fomos nós! A equipa ATN em força! António, Fernando Romão, Ricardo, Eduardo, Quadrado e eu. Faltou a Alice e o Pinto, mas sinceramente já éramos gente a mais para contar pássaros... Escusado será dizer que começamos o percurso já relativamente tarde e que se fez quase tudo o que não se deve fazer no método. Mas isso são detalhes =P O objectivo maior era irmos todos para o campo e treinarmos o canto dos bichinhos :) Ainda vimos um casal de Sylvia conspicillata no alto da resenha e umas quantas hortensis pelo caminho, por isso já não foi mau ^^
E assim se passaram 2 semanas... Mais uma e vou para casa, mas este fim de semana tenho que me contentar com a minha própria companhia. Depois de um sábado relativamente atarefado, censos de manhã e limpezas de tarde, veremos o que o Domingo me aguarda =)
(Eu sei, eu sei, a descrição exaustiva da minha falta de paciência para o senhor das plantinhas era desnecessária... mas ele vai voltar 3 semanas em Maio... não!!! xD)
(Eu sei, eu sei, a descrição exaustiva da minha falta de paciência para o senhor das plantinhas era desnecessária... mas ele vai voltar 3 semanas em Maio... não!!! xD)