segunda-feira, 13 de junho de 2011

Auto-disciplina

Okay, há que admitir. Eu, o computador e a internet não nos damos muito bem. Ferramentas de lazer e trabalho conjugadas num único sistema não dão lá muito bom resultado. Quero voltar ao tempo das bibliotecas, livros e fotocópias espalhadas por cima da mesa, enquanto escrevo à mão o rascunho do trabalho. E digo rascunho não porque o texto não esteja bom, mas sim porque iria depois ser todo passado a limpo, com uma letra bem bonita. Hmmm tardes passadas rodeada unicamente de informação a escrever e desenhar. Eu sei, eu sei, eu é que perco demasiado tempo com coisas sem interesse. A culpa é minha. Acabo por nunca me concentrar e levo dias a escrever o que se fazia numa hora. Não gosto. É uma perfeita perca de tempo. Principalmente quando preferia aproveita-lo não em frente ao pc, mas a fazer outras coisas que me dão bem mais prazer. Tenho que meter a cabecinha no sítio ou isto não vai longe. Fico frustrada comigo própria, eu não era assim. O melhor mesmo era acabar com facebooks, blogs, msns, gmails, etc. É o estar constantemente a verificar a caixa de e-mail, ou a página do facebook, ou o blog (meu e dos outros, será que alguém comentou alguma coisa?) , o meter conversa com alguém, ou ser "interrompida" por alguém, já chega. Não dá. Não consigo conjugar as duas coisas. A concentração saltita de coisa para coisa e o trabalho nem vê-lo. Não pode ser. Estou a precisar de uma "desintoxicação". lol. Declaro aqui então que durante as próximas semanas vou aceder ás formas de comunicação online de forma limitada, ou seja, por exemplo, todos os dias no máximo 1h ou 2h ao final do dia. Se formos a ver bem, ainda é muita hora. Mas tendo em conta as que eu perco por desconcentração ao longo do dia... Enfim... Haja auto-disciplina. No final das contas quem manda sou eu e não a minha preguiçosa mente.

4 comentários:

  1. o teu post soa-me tão familiar =$ lool, enfim...acho que com esforço conseguimos reduzir todas as distrações...pelo menos online =)

    Se por acaso conseguires fazer mesmo isso, por favor diz-me como foi...é que não 'tá fácil...nada fácil mesmo =\

    ResponderEliminar
  2. depois de 2 dias de experiência posso dizer que tentar cortar na internet ajuda, mas não totalmente lol á tua volta vão começar a aparecer coisas "igualmente" interessantes para te distrair xD é mesmo uma questão de autocontrole... pensares q tens isto para fazer, que vais fazer porque queres, é uma opção tua, e concentrares-te. Fazer uns 10 ou 15 min quando já estamos a divagar ou só a olhar para o ar e depois voltar á carga.

    Boa sorte e força aí ;)

    ResponderEliminar
  3. Cria dois utilizadores distintos para "log on" no Windows. Um para trabalho outro para lazer.

    No de trabalho, configuras acesso exclusivamente ás ferramentas de trabalho. No de lazer, a net os jogos...

    Escreves a password do User de trabalho num papelinho. Queima o papelinho e dança á volta ululando até os vizinhos chamarem a policia.

    ResponderEliminar
  4. ahah parece-me uma excelente opção! Vou ponderar ;)

    ResponderEliminar