sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sunset



9 pm.

O sol já se escondeu no horizonte. No céu reinam aquelas cores fantásticas características do fim de um dia de verão. A mistura de algumas núvens torna tudo mais suave, mais perfeito. Gosto deste meu cantinho. Viver num segundo andar tem as suas vantagens =) Debruçada na janela vejo o anoitecer chegar. As gaivotas (chatas) não se calam... mas a sua companhia é até reconfortante... =) vejo-as esvoaçar em manobras para mim complicadas enquanto parecem tentar convencer as crias a deixar a segurança do ninho. Parece assustador. Com cuidado e precaução aproximam-se ligeiramente das bermas. A curiosidade é alguma, mas falta a coragem. Os pais não desistem. Exibem-se em voos fantásticos enquanto reclamam vigorosamente. As crias aninham-se e ignoram os incentivos. Ainda não está na hora. Olho para elas e não consigo deixar de pensar o quão assustador deve ser... cometer a loucura de saltar para o vazio e esperar que os teus instintos te saibam guiar. É o momento do tudo ou nada... deixar para trás tudo o que se conhece... abandonar a segurança e enfrentar o inimaginável... o começo do muito que ainda está para vir. De certa forma, acho que conheço a sensação, embora de forma não tão drástica. Posso dizer que a viagem para o Brasil foi um pouco isto. Se voltei diferente? Voltei. E tudo mudou desde então. Não sei se para melhor, se para pior, mas suponho que tenha sido de tudo um pouco. Tenho saudades. Saudades dos tempos em que me perdia a contemplar uma lua brilhante, gigantemente perfeita num céu apagado... a sonhar... com tudo e com nada... Saudades dos tempos em que a vida me parecia uma aventura infindável... e os seus mistérios, magia pura... Saudades dos tempos em que acreditava no... enfim... Será que cresci? Talvez... de repente acentei os pés na terra e deixei de sonhar. Não me perguntem porquê mas desapareceu... perdi o rumo e agora sigo por onde a vida me leva na esperança que um dia me recorde do que o me trouxe até aqui. Não gosto. Não gosto mesmo nada... mas a inocência e a ingenuidade que antigamente me guiavam perderam-se algures pelo caminho.  O mundo cor-de-rosa há muito que se extinguiu. O acreditar que tudo pode ser perfeito quando o desejamos do fundo da nossa existência e nos entregamos de corpo e alma talvez não passe de uma ilusão... Gostava de não pensar assim. Não gosto de pensar assim. No entanto é isso que tenho vindo a descobrir... e embora tente suprimir com todas as minhas forças esta tristeza que me assombra, num sorriso de quem sabe que, apesar de tudo, um dia vai encontrar o que procura, ás vezes deixo-me descansar um pouco para depois poder voltar á guerra.

ai ai... as luas cheias continuam a dar-me para estas coisas... enfim... haja alguma coisa que me recorde que sou apenas uma parte, dum todo bem maior...

2 comentários:

  1. Sim, as luas cheias mexem sempre com uma pessoa...pelo menos comigo também mexem.

    Estava a gostar muito de ler o que escreveste Vanessa. Até chegar à última parte, acredito que não perdemos a nossa inocência e ingenuidade...acho que inconscientemente aprendemos que podemos ignorar parte de nós e continuar com a nossa vida, pensado assim que estamos menos expostos ao mundo e com menos hipótese de sofrer. Eu não quero estar a falar demasiado nem quero mergulhar demasiado nos teus sentimentos, por favor não tenho qualquer intenção de magoar ou "cuscar". Espero que não leves a mal as minhas palavras e espero sinceramente que reencontres o que ainda está em ti.

    Força =)

    ResponderEliminar
  2. eu sei :P eu também não gosto :) no entanto é a verdade... embora concorde contigo e tenha noção que não é nada mais que um mecanismo de defesa. Não gosto é de o ter activado... :P

    thanks =)

    ResponderEliminar