sexta-feira, 7 de maio de 2010

26ª Semana


Pois é. Apeteceu-me fazer as continhas e esta é a 26ª sexta semana de estágio em Figueira de Castelo Rodrigo (algumas foram passadas fora, mas isso são pormenores =P)

E o que se pode dizer sobre esta fantástica semana?? Para variar um bocadinho, nada de especial, i guess...

Segunda-feira, loooonga viagem até cá. Devo ter dormido quase a viagem toda, o que períodos de espera fora do autocarro à parte, dá umas 7h30 de sono. Dia bem passado (ou não).

Dia seguinte, 5 da madruga, despertador a tocar. Objectivo? Censos. Assim que saio a porta do quarto lembro-me do pequeníssimo pormenor que o sr. João me perdeu as chaves da sede. Ora, suponho que a esta hora não lá esteja ninguém para me abrir a porta... digo eu... Assim sendo, lençóis mais 2 horinhas :) Manhã passada ao computador a inserir dados e tarde na Faia Brava (o eduardo entretanto lá acordou) a fazer transectos de mamíferos.

4ª-feira, pular da cama cedinho, nem vale a pena dizer para quê. Ás 6 da manhã o sol ainda não raiava, mas o dia já estava mais que claro... quando voltar a aquecer, é que a coisa vai começar a apertar. Apesar do céu limpo, o dia estava fresquinho, o vidro do carro congelado e na Faia uns meros 5 graus. Os bichinhos estiveram um tanto para o calados, mas enfim... missão cumprida. 

À passagem pelo cercado antigo dei-me de caras com a sra. Zora e o seu recém-nascido filhote =) Deitadinho na "relva", completamente descontraído, rapidamente se escondeu atrás da mãe quando me aproximei. Desconfianças quanto à sua natureza equestre à parte (existem já grandes teorias, mais parecidas com telenovelas mexicanas do mundo animal, sobre como a Zora poderá ter ficado prenha de um burro, dada a cor acinzentada do pequeno), o potro está aparentemente forte e saudável :) 


Comidinha e água para a Zora não faltam (por enquanto), só esperemos que o verão seja simpático e traga alguma chuva, mas com moderação ^^

Terminados os censos, meia-dúzia de quilómetros de transectos (que nem meia-dúzia se podem chamar, já que não chegaram nem aos 2) até à Sabóia. Ainda passei nas charcas a ver se via pegadas, mas para variar só mesmo de Equus caballus. 


Na charca do cercado ainda me pude rir um bocadinho, com o tão prometido desenho da minha pessoa feito pelos holandeses num dos tapetes de argila. Não percebo o porquê do vestido, mas os  fundamentais "pony tails" estão lá =P embora que pronto, um tanto para o levantados xD

O almoço/tarde foi passado a construir (ajudar na construção vá) bancos de madeira para receber uns espanhóis num suposto pseudo-piquenique. Ainda tive direito a umas batatinhas assadas e a uma estranha, mas saborosa, sobremesa de maçã e mais não sei bem o quê =P (isto ás 3 ou 4 da tarde)



Quinta-feira, foi dia de recolha de águas com o senhor Morgado (basicamente andei a conduzir o jipe e a acartar garrafões de água).

E hoje censos matinais (quase ameaçados pelo meu re-adormecer após o despertador), seguidos de chuvinha e sestinha em casa. Sò vida boa eu sei.

Amanhã, passeio para observação de aves (até parece que não o faço todos os dias... mas isso são detalhes) com sócios da SPEA e mais meia-dúzia de gatos pingados da ATN. A chuva é capaz de nos assombrar, mas com um bocadinho de sorte iremos ver bastantes bichinhos =)

Infelizmente, o meu pesadelo botânico chega também amanhã... vai ser uma semana e pêras.

2 comentários:

  1. Pesadelo botânico? Transplantar uma Sequóia?!

    ResponderEliminar
  2. ahah isso seria um belo desafio seria =P

    mas não, é apenas um senhor muito xato, o qual vou ter que aturar as próximas 2 semanas...

    Transplantar a sequóia era capaz de ser mais difícil, mas era mais interessante ;)

    ResponderEliminar