sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Back but not for long


Após mais de 1 mês de enclausura total (sair à rua para levar o lixo ou dar comida ao cão não conta), heis que o tão esperado (odiado) relatório fica pronto. É o trabalho de 1 ano resumido a meras 48 páginas. Feito até ao último segundo (por poucos minutos que a secretaria fechava e lá se ía a minha chance de entregar as cópias em papel a tempo e horas), por momentos pensei que nunca ficaria pronto. E pior é que agora... olhando para ele... surge na cabeça o pensamento... "o quê...? 2 meses para fazer isto?"... enfim. Continuo a interrogar-me até que ponto todo o esforço terá valido a pena, mas não há de ser nada. A apresentação ainda está para vir e sinceramente só quero ver-me livre disto e seguir em frente! 

Relatório entregue, é altura de rumar ao Porto e posteriormente a Figueira de Castelo Rodrigo. Ah... as saudades =) já eram mais que muitas eram... não sei o que me atrai em tão árida paisagem, mas há algo nesta rude e selvagem região que me conquista =) vendo bem as coisas são só calhaus, giestas e meia dúzia de sobreiros espalhados ao acaso, mas... Têm algo que... não sei =)

A viagem de autocarro inclui a passagem por Algodres e apesar do final do verão, e de muito bichinhos já se terem ido embora, centenas de andorinhas ainda passeavam pelos campos. A sensação de regresso a casa invade-me e a alegria toma conta de mim... como é bom estar de volta :)

Rua acima até "casa", já me tinha esquecido de quão longo era o caminho... mas o peso exagerado de uma mochila de campismo, mochila normal e um saco de cama, também podem ter ajudado à dificuldade da tarefa. Chego ao portão, e qual não é a minha surpresa, quando o Anúbis (o nosso cãozito adoptado) ainda por ali anda em vez de ter seguido o dono até à Guarda. Não me poderia sentir mais em casa :) mas o estranho mesmo foi passar a habitar o quarto do Ricardo em vez do meu querido e espaçoso quartinho. Mochilas pousadas, dois dedos de conversa trocados com a nova habitante e minha substituta na ATN, seguimos para a sede na tentativa de ir para campo. Pelo caminho, a Tina (Tinaaaaa!) e na sede, Fernando, Alice, Silvia, Cosme, ao quais ainda se juntaram o sr. Presidente e o Quadrado. Comitiva ATN em força no sítio certo á hora certa ;-) saudades matadas e lá vamos nós para o campo! Agora sem patrol, vejo-me obrigada a conduzir a carrinha, mas surpreendentemente isso não se revela um problema. Devo estar a ganhar-lhe a prática quem sabe... Caminhos tortuosos (ou não eheh) até à Sabóia, binóculos ao pescoço e ouvidos à escuta e lá partimos nós para o reconhecimento dos pontos de escuta. As charcas quase sequinhas... os bichinhos um tanto para o diferentes. Os papa-figos já seguiram viagem, assim como os picanços-barreteiros e as toutinegras-reais, já para não falar nos senhores britangos. Não é bem a mesma coisa... parece tudo mais vazio... mas também surgem alguns velhos amigos, parece que os piscos e collybitas já por aí andam a passear =)


Bom, poderia descrever ainda o belo dia de quinta-feira. Mas a necessidade de terminar a apresentação do estágio para segunda-feira é maior... e como me espera um fim de semana atribulado, é melhor deixar-me de brincadeiras. Ficam os votos para uns próximos dias sem chuva e de muitos bichinhos a cair em redes =)


Sem comentários:

Enviar um comentário