quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Nightmare's over

E é o fim. O fim definitivo. O ponto final parágrafo que se acabou a história. Nem acredito. Estranhamente não me corre nem felicidade nem alívio nas veias. Apenas frustração. Mas também que outro sentimento poderia correr depois do que foi o culminar de um ano de frustrações? Nada suponho. É arrumar a mala, mandar fora o que está velho, não interessa ou pesa de mais, e seguir viagem que a linha não terminou e ainda há muitas estações pela frente (estas metáforas andam um tanto para o fraquinhas... ainda por cima porque estou numa estação de comboios... mas enfim... é o que há no momento).

Falemos de coisas mais felizes =)

A minha ida à Faia Brava!

Quinta-feira... belo dia passado no campo :) temperaturas extremamente agradáveis, bichinhos um pouco por todo o lado, embora sempre bastante escondidos, e alguns que ainda não tinha visto por lá, Oenanthe oenanthe, Motacilla cinerea e Ficedula hypoleuca (embora esta ache que já a tinha visto loool). Nada do outro mundo. Caminhada pelo vale de manhã e nas encostas de Cidadelhe de tarde. Pela primeira vez acompanhada, foi uma experiência engraçada. Pequena paragem para a recolha de bagas de pilriteiro, ainda se discutiu que talvez fosse melhor disponibilizar as bagas em comedouros de modo a que as sementes germinem no próprio ano  (após passarem pelo intestino dos bichinhos) do que esperar 2 anos pelo processo "normal". No final do dia, lá pelas 7 da tarde, ainda fomos tratar dos pombais, pelo que só saímos de Cidadelhe já depois de escurecer. Mesmo à saída, e para acabar o dia em grande, avaria na carrinha. Yupi! Telefona-se à assistência de viagens e 40 minutos depois lá aparece o reboque. Quem nos salvou a vidinha foi a Tina, que ainda por cima é uma querida e tinha já o jantar à nossa espera, incluindo um prato especial para mim ^.^
Sexta-feira, dia xato de volta da apresentação... mas Sábado já foi bem melhor =) Saída de manhã para passear com mais meia dúzia de pessoas (embora a grande maioria, da casa) pela Faia, a fim de ver bichinhos. Partida na Sabóia (para variar) em direcção à Resenha, passando pelo antigo cercado dos Garranos. Pelo caminho Saxicola torquata, Monticola solitarius, Anthus pratensis (embora com algumas duvidas...),  e as habituais Galerida theklae, Lullula arborea, Certhia brachydactyla, Sylvia melanocepahala e cantillans, já para não falar nos melros, andorinhas e grifos. Nos pinhais da Resenha, esperava-nos o Paulo Tenreiro para nos falar e mostrar um pouco, o que é a anilhagem. Sem dúvida o ponto alto do passeio, já que pudemos estar em contacto com os bichinhos que normalmente só vemos de longe e com binóculos. Pequeninos e fofinhos, é outra coisa te-los tão perto =) O mais engraçado foi mesmo ver a cara de felicidade dos 3 anilhadores enquanto cada um deles segurava pela primeira vez uma pega-azul =P No momento da soltura ainda me fiz a uma delas sem levar nenhuma bicada, ou provocar algum estrago, pelo que foi giro =)
Depois do almocinho, seguimos viagem para grande infelicidade minha... já que o que me esperava era um acidentado passeio pelas encostas da reserva durante a hora de maior calor, e onde para além das andorinhas e dos grifos, não se viu nada. A paisagem, essa sim vale a pena, mas também já não era novidade...


De volta à Sabóia, voltamos, mas agora de jipe, para ao pé do Paulo que aparentemente já fechou as redes e se encontra a almoçar. No entanto combinamos as coisas para as mudar para a Sabóia no final da tarde  e seguimos até Algodres para um cafezinho no sr. henrique.

O final da tarde é passado até ao anoitecer a montar redes e durante o processo ainda caíu uma Emberiza cirlus (mais um bichinho novo para mim...xD) numa delas. Redes montadinhas e fechadas, foi só voltar a Figueira e caminha =) Se bem que pelo meio ainda houve tempo para um chazinho com o pessoal :)

Domingo, sair ás 5 da caminha (já lá ía algum tempo desde a última vez) e seguir para a Faia para abrir as redes e dar início à sessão de anilhagem. O tempo não ajudou muito, chuviscos e posteriormente chuva, acompanhada de ventos fortes, não permitiu muitas capturas. No entanto ainda pudemos contactar com Sylvia borin (mais uma espécie nova :) ), Certhia brachydactyla, Cyanistes caeruleus e Turdus merula (não sei se umas melanocephala também à mistura, mas enfim...). Apesar de tudo foi uma manhã muito bem passada ( =$ ). Da parte da tarde sessão teórica e assim se passou um fim de semana :)

Segunda foi o dia crítico, agora mais que ultrapassado (isto de levar dias a escrever um post, tem muito que se lhe diga...) e terça dia de preguicite. Hoje primeiro dia de aulinhas =3 Foi giro... chuvinha logo de manhã, autocarro, metro, carrinha e finalmente campus do vairão. Espaço relativamente agradável, rodeado de vegetação extremamente  autóctone (cof cof eucaliptos e mimosas já fazem parte da flora nacional), mas equipado com piscina exterior e tudo =D Desenho experimental para começar, abordou-se um pouco a filosofia da ciência e coisinhas mais normais sobre estatística. Amanhã há mais =P

Sem comentários:

Enviar um comentário