quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Early message

(cliquem p ver maior e ler as letrinhas pequeninas)

Hoje acordei e quando liguei o pc dei de caras com isto. É a creatividade do meu maninho em acção. É engraçado como coisas pequeninas nos conseguem deixar bem dispostos =)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Productive weekend?

Filled with an urge of taking back control of my life.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Chubiiiinha

Eu gosto de chuva... a sério que gosto! :)

Só me chateia quando chove ininterruptamente, estou sem guarda-chuva/impermeável, e preciso de sair de casa. Até não me importo de apanhar molha a caminho de casa e de chegar molhada até aos ossos (até sabe bem :P ), mas a caminho da faculdade para passar um dia inteiro molhada, não é muito agradável digamos.

Alguém me explica como é que saio de casa com este tempo? É que hoje vai ter mesmo que ser =/

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Father John Misty



Eheh foi um diaversário muito giro...! ^^
O J. Tillman é um personagem muito caricato e para além de se mexer muito em palco (tendo até, de acordo com a minoria feminina com quem contactei, passado o limiar entre o sexy e o gay xP ele e o baixista... hmmm :P), ainda arrancou meia dúzia de gargalhadas dum público um pouco tímido, mas que no fim lá levantou o rabiosque das cadeiras e apoiou esta folks band americana. Foi uma noite agradável :) parece que voltam para a Casa da Música em Março, por isso quem quiser ainda vai muito a tempo de os ver ao vivo ;)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

9023

a sério? aleatóriamente lembrei-me hoje do dayversary. E quantos faço hoje? 9023. Tudo somado dá que algarismo? Pois é... 5 novamente :) ou tenho muitos dayversary cuja soma dão 5, ou ando com uma tendência para acertar!

E já que estamos neste algarismo, aproveito também para dizer que o Dragão é o 5º signo chinês, e que 2012 é um ano de Dragão. E eu nasci também num ano de Dragão.

Tantos dados aleatórios para dizer que hoje, para além de ter recebido um mail assustador logo de manhã, também vou aleatoriamente sair logo à noite, e festejar assim (in)conscientemente mais um dayversary :)

Have a nice day! =D


Ps: estive a fazer contas... e... o meu último dayversary cuja soma dá 5 foi no dia da defesa da minha tese (e alinhamento das planetas... que btw não vi porque estava nublado =/ ), e o meu próximo (tinha que ser), será no dia 21 de Dezembro! ^^

sábado, 8 de dezembro de 2012

Finally O.o

Depois do que foi uma semana um tanto para o cansativa, heis que veio finalmente o sossego. Fim-de-semana em paz no meu cantinho sem grande coisa para me chatear :) 

A defesa da tese está feita, o resultado poderia ter sido melhor, mas para a qualidade do que foi apresentado, foi óptimo.

O TiBE felizmente também já lá vai, e hopefully só terei que voltar a apresentar o meu trabalho no IJUP'13. No entretanto tenho que corrigir a tese e voltar ao laboratório. 

Mas hoje foi dia de descanso :) acordei eram 9h em ponto, mas só saí da cama já eram quase 10h30. Quis aproveitar :) fiquei doente esta semana e precisava de repor as energias. Soube-me pela vida! Depois disso foi tomar o pequeno almoço e ir dar uma volta. Mochila preparada e fiz-me à praia para aproveitar o dia solarengo e ver meia dúzia de bichinhos. A nabice foi a do costume, mas deu para me entreter :) Quem sabe um dia lhe apanhe o jeito :P

Pela hora de almoço parei numa esplanada e rabisquei o seguinte:

"Não sou uma pessoa dada às finésses... mas tenho que admitir que algumas são extremamente agradáveis. Uma bebida depois de uma caminhada numa esplanada à beira-mar. Um lindo e quente dia de céu azul com uma relaxante musica de fundo e com o rebentar das ondas ao longe. Sabe bem. Muito bem. E rabisco estas palavras enquanto o sol me queima a nuca, percorrendo-me de prazenteiros calafrios.

There's a time in which time goes out.
Feelings of solitude overrunning me with melancholy.
It's funny how life happens.
A surfer on the sea, enjoying the waves,
Going up and down, forward and backwards,
Just keeping up with the flow.
People come and go.
Life starts and ends.
Some moments last forever.
And I'm just roaming meaningless words.
The breeze sweetly embracing me like there's no tomorrow.
Where am I? What am I? Who am I?
What is my purpose? Do we really have such thing?
Are we part of something bigger or are we here on our own?
Fighting not to be alone?
So many questions, so little answers.
And yet life goes on.
Like our questions don't really matter.
Like our dreams and aspirations don't mean a thing.
Like the value of our life means nothing.
I wonder.
Yes sometimes I wonder.
What's the purpose of this all?
When you no longer have one purpose.
How can I find one? Where can I get one? 
That one thing that makes my life go on while making me feel alive.
That one thing that gives me shivers down my spine.
I wonder.
How many times must one fall to get back up for good?
How many times must one cry to learn how to truly smile?
How many times must one get lost in order to finally find itself?
I wonder. "

Uma vez li que:

"(...) havia uma linguagem no mundo que todos compreendiam, e o que o rapaz tinha utilizado durante todo aquele tempo para (...) progredir. Era a linguagem do entusiasmo, das coisas feitas com amor e com vontade, em busca de algo que se desejava ou em que se acreditava. (...) ele sentiu que da mesma maneira que tinha conquistado aquele lugar, poderia conquistar o mundo. (...) Quando você deseja uma coisa, todo o Universo conspira para que possa realiza-la." - Paulo Coelho em O Alquimista.

Sim ando pensativa. Embora tenha terminado com sucesso mais uma etapa da minha vida, sinto-me meia perdida, mas ainda não desisti de me encontrar. Porque tenho noção e experiência de que o que citei em cima é verdade, mas neste momento não sei bem o que desejo nem o que acredito. As minhas crenças e desejos levaram muitas reviravoltas nos últimos 3 anos, e se antes o caminho me parecia claro, agora não o é de todo. Mas continuo confiante que o hei-de encontrar :)

domingo, 2 de dezembro de 2012

Ai ai

Amanhã por esta hora, vou ter o maior alívio dos últimos 2 anos ^^ já faltou bem mais :)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Noite perfeita


Adoro. Adoro ouvir quando a chuva cai lá fora na escuridão da noite. Adoro poder estar confortavelmente enroscada no sofá. Adoro contemplar as labaredas serpenteantes de uma lareira acesa. Adoro quando posso fazer as 3 coisas em simultâneo :)

Ps: agora até se veêm/ouvem trovões ^^

terça-feira, 27 de novembro de 2012

As pirâmides do Egipto e o "fim do mundo"


Pois é, eu facilmente divago... umas vezes para coisas parvas, tipo o facto de antigamente as cenouras serem roxas (lol), outras para coisas muito parvas :) Cruzei-me já não sei onde com uma imagem que mostrava o alinhamento de 3 planetas com as pirâmides de Gizé e que dizia que isto iria acontecer no dia 3 de Dezembro e que só acontecia a cada 2,737 anos. Lá decidir ir indagar se aquilo era facto ou treta. E heis o que descobri...! A imagem em si como a vi, era treta, já que os planetas não vão estar horizontalmente alinhados, mas a verdade é que vão estar alinhados duma forma muito especial. Pois é... o posicionamento dos 3 planetas vai ser igual ao posicionamento das 3 pirâmides, sendo que se tirarmos uma foto e a colocarmos por cima duma imagem de satélite, cada planeta vai ficar posicionado sobre o centro de cada pirâmide. Pelo que consegui apurar, este posicionamento ocorreu pela última vez há 28,000 anos atrás e demorará mais de 2 ciclos de 2,737 anos para voltar a ocorrer. É assim uma data muito muito especial! Teorias da conspiração dizem que os egípcios construíram as pirâmides para honrar esta data tão especial e quem sabe avisar-nos sobre o futuro que se avizinha. Tenho que admitir, adoro teorias da conspiração :) Não que acredite nelas... mas dão-me um certo gostinho. Já toda a gente ouviu a história dos Maias e do fim do Mundo a 21 de Dezembro deste ano. Sabem quantos dias são entre 3 de Dezembro e 21 de Dezembro? 18. Sabem o que é igual a 18? 6+6+6. eheh meras coincidências? talvez :P não acredito de todo que o mundo vá acabar, mas que os povos antigos percebiam mais de estrelas do que nós e dos seus movimentos e ciclos, percebiam. É que nós mal as conseguimos ver nas cidades, e também raramente olhamos para elas. Já eles quando o sol se escondia no horizonte, para além de se certificarem que propagavam a espécie humana, não tinham assim mais nada para fazer :P

Anyways... a somar a isto tudo, e a título de curiosidade... eu defendo a minha tese nada mais, nada menos, do que no dia 3 de Dezembro :) A ver se acordo uma hora antes do nascer do sol e tiro foto aos 3 planetas para depois tentar posiciona-los sobre as pirâmides. É um exercício engraçado :)

sábado, 24 de novembro de 2012

Girly mood


é mt cliché junto eu sei... mas... awwwww :') ainda dizem q estas coisas só acontecem nos filmes :P

Nerd nerd nerd


Elevados níveis de nerdice eu sei... mas este vai ser o meu slide de agradecimentos!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nhami nhami

Acho que nunca aqui tinha feito nenhum post dedicado à culinária, até porque, verdade seja dita, sou um bocado preguiçosa no que toca à mesma. Não acho piada cozinhar só para mim... "perder" tanto tempo a preparar uma refeição para depois a comer em 10 ou 15 min. Não tem piada. Tratando-se de sobremesas a história já é um bocadinho diferente, nem que seja por ter bastante prazer a devora-las ahah =D

Pois bem, hoje tentei pela segunda vez fazer panquecas ^^ E se da primeira vez saíram um bocado salgadas e "pesadas" para o meu gosto, desta vez ficaram mesmo boas :)




Hmmmmm :))) E são mesmo fáceis de fazer! (In)felizmente não sobrou nenhuma eheh Não, não fui eu que comi tudo! ^^

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Good ol'days


Hoje estou com saudades do meu habitat natural =)

É pura coincidência (ou não), mas há exactamente 3 anos atrás andava eu feliz e contente a plantar árvores por um certo cantinho fora. Bons tempos esses :) Nem acredito é que já passaram 3 anos... começa a ser tempo de por a vida em ordem e re-definir sonhos/objectivos, já que os que tinha, a modos que os concretizei :)

Cheira-me que a nostalgia se deve à bela chuva que cai lá fora :) ah inverno inverno :) 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Panic attack brb


E porque hoje, uma horas depois de ligar o computador, recebi o seguinte mail:

"Cara Vanessa,

Depois de uma avaliação de todos os resumos por parte do nosso comité científico, queríamos propor-lhe a alteração da sua comunicação em painel para comunicação oral na sessão 4 de Coevolução.

(blah blah)

Cumprimentos

Comité Organizador" 




Vou só ali panicar e já volto pode ser?

E logo eu que adooro comunicações orais!  2 na mesma semana vai ser mesmo fixe! (...NOT!)

Pfff que venha ela... depois da defesa da tese não há-de ser muito difícil... espero :) a parte positiva é que não tenho de fazer poster! uhuu

sábado, 3 de novembro de 2012

Meanwhile...

Enquanto a vida não pula e avança, vai-se sonhando e arquitectando o que está para vir. Também se vai procrastinando bastante eheh e num desses momentos heis que me cruzo com seguinte :

"Hoje, ao descrever a minha semana passada a uma amiga, ela definiu o planalto mirandês como o meu “lugar feliz”. Como se houvesse dúvidas, foi um caso de amor à primeira vista com as fragas do Douro. Pode parecer estranho, falo destas incursões a Trás-os-Montes com outras pessoas, do horizonte que não acaba, das paisagens agrestes, do frio que se infitra nos ossos e que só se dissipa com um serão à lareira, dos pássaros, do isolamento, dos burros, das pessoas e olham-me com um esgar: “como conseguias lá viver?”. E eu acho estranho porque acabei de lhes explicar porquê." in guiadecampo

É que nem mais :)

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Skinny Love



Sim o Bon Iver tem-me preenchido a alma (e os ouvidos) nos últimos tempos =)

O primeiro de muitos?

O meu primeiro recibo verde =')


Não é um contracto de trabalho e muito menos um futuro seguro ou estável... para muitos se calhar até é motivo de tudo menos de orgulho. Mas é trabalho :) e mais que isso... é honesto e deu-me imenso prazer! Assim sendo, é uma conquista pessoal :) que venham mais trabalhos destes!

Já faltou mais para poder ir finalmente à minha vidinha, que é como quem diz sair de casa e voltar para o norte! :D

1st step towards independence: achieved!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Burocracias

Ando a bater com a cabeça nas paredes já... depois admiram-se. E que tal um guia step-by-step e ilustrado de como preencher os formulários online das finanças? Alguém informado de como preencher o formulário de início de actividade independente? Lá vou eu ter que ir passear às finanças...

uhuu?

Hoje recebi um mail que entre outras coisas dizia o seguinte:

"Entretanto tou a preparar um projecto aqui na zona de Mindelo, e alguém da área da biologia será fundamental.. a ideia será criar o projecto e ver se há apoios.. assim que a coisa começar a avançar mais, se tiveres interessada, poderemos conversar."

será isto uma proposta de emprego? =D

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Spread wings

Tá a ficar na altura de me por a andar...

Faia Brava Fest

6ª-feira, 19 de Outubro, 14:10 - mais uma vez de mochila ás costas e à espera de um autocarro! :D 

Desta vez o destino final foi nada mais nada menos do que, o meu tão estimado cantinho, a Reserva da Faia Brava! Embora confirmado um tanto para o em cima da hora, o evento que ía ocorrer era o Faia Brava Fest, e tinha tudo para ser um fim de semana em grande! :D Combinada a boleia até Algodres, só tive de me deslocar até Coimbra de autobus e depois seguir agradavelmente de autocaravana com alguns membros do aficionado grupo de anilhagem  PADA e colaboradores (para fotos do fim-de-semana espreitem aqui). O jantar foi on the road e chegados à Faia Brava, já bem depois do anoitecer, fomos recebidos pelo António Monteiro que estava bastante entretido a manter uma bela e calorosa fogueira, que rapidamente nos tirou a vontade de dali sair e montar o material. Mas... a man's gotta do, what a man's gotta do e lá fomos nós armados de frontal na testa, varas, estacas, cordas, e redes, a fim de preparar tudo para um dia de anilhagem...! A trupe era grande e o terreno já era para alguns mais ou menos familiar, pelo que algumas redes foram montadas em locais já usados nos anos anteriores, enquanto outras ficaram por montar de manhãzinha, quando a luz já nos deixasse ver alguma coisita. A noite não estava tão fria como pensei que estaria e até fomos brindados com um simpático céu estrelado, daqueles que só se vê nos cantinhos mais remotos, sem a poluição luminosa das grandes cidades, assim como com meia dúzia de estrelas cadentes :) Ainda assim a dormida não foi especialmente agradável, frio e pessoas "a respirar" (que é como quem diz a roncar) não me deixaram ter um sono contínuo, mas nada que me tenha tirado a boa disposição pela madrugada :) 


06:30 e os despertadores foram tocando pelo acampamento. Ainda não eram 06:45 e já estávamos todos reunidos, de sacos ao ombro ou nos bolsos e furlers na mão, a fim de abrir as redes e montar as restantes. Tudo aberto e montado e num dos olivais fomos logo brindados com muitos chapins-rabilongos, azuis, chamarizes, alguns piscos, toutinegras, tentilhões, e sei lá mais o quê. Not bad for a start. A manhã foi passada a processar bichinhos e a ir às redes. Escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus) foi o bichinho novo da manhã para mim, embora também me tenham passado pelas mãos uma petinha-dos-prados (Anthus pratensis) e um picapau-pequeno (Dendrocopos minor). Antes do almoço a libertação de um grifo com o Ricardo Brandão para os elementos interessados, e paparoca na Sabóia sob a agradável sombra de uns belos freixos. Deu para colocar a conversa em dia com o sr. António e perceber bem que para aqueles lados não me safo, pelo menos não com a ATN. A minha única esperança de me mudar para o interior reside agora numa candidatura a doutoramento. Enquanto houver vontade há esperança :) As redes ficaram abertas o dia todo, por isso logo a seguir ao almoço recebi o 2º bicho novo do fim-de-semana, uma cotovia-arbórea (Lullula arborea) :) a tarde foi passada a visitar redes (algumas bastante agradáveis :P ), a tratar dos bichinhos e a desmontar as linhas menos "produtivas", enquanto a maioria dos elementos do grupo foi dar um passeio pela reserva. Apesar da vontade e do esforço, melros-azuis nem vê-los, mas pronto. Ao cair do dia, antes de fechar as redes, ainda recebemos mais  umas dezenas de bichos, entre os quais uns chapins-de-crista (Lophophanus cristatus) que embora já tivesse visto na mão, nunca lhes tinha oferecido uma pulseira de metal e que foram portanto a 3a sp. nova do meu fim-de-semana ^.^ Já depois do por-do-sol ainda fomos  montar redes num cantinho ali perto e uma outra para bichos grandes, que acabou infelizmente por não render nada. O serão foi passado à volta duma fogueira, a falar disto e daquilo, e com o sr. Paulo normalmente a dominar a conversa. O mais giro para mim mesmo, quando contacto com ele, é ver o orgulho com o qual normalmente fala do seu menino de ouro :) orgulho esse que, verdade seja dita, não consigo também deixar de sentir ao ouvir falar dele :)

A noite foi agradável e desta vez bem dormida. Para além de ter a caravana só para mim, tinha 2 sacos de cama extra que me deixaram dormir mesmo mesmo quentinha :)) O pior mesmo foi a coragem de madrugada para sair do quentinho, mas nada que tenha demorado muito tempo a resolver! Pouco depois já estávamos todos novamente reunidos a fim de abrir as redes e na primeira ronda, para começar bem o dia, nada mais menos nada menos do que um noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis)! Foi ver uma certa pessoa a correr para as redes a tentar evitar a suposta fuga dum melro, e vê-lo de repente a mudar de trajectória e a sair dali com um grande sorriso no rosto :) bem que o tínhamos ouvido na noite anterior :) o resto da manhã foi bastante tranquilo e o ponto alto para mim foi mesmo na última ronda, após ter reclamado da falta de pegas-azuis (Cyanopica cyanus) e de elas terem passado no local onde pouco antes estava uma rede, duas delas terem caído na linha que tínhamos um pouco mais à frente :D embora uma ainda tenha fugido da rede, a outra não teve tanta sorte :) felizmente, a maioria dos presentes já tinha anilhado um bitchinho destes e eu pude ter a honra de a processar. Tenho a dizer que é um animal mesmo fixe :) são lindas! E a meu ver podiam muito bem ser apelidadas de "os papagaios do mediterrâneo" eheh :D

Tenho que admitir que depois da pega-azul, o meu dia/fim-de-semana ficou mais que ganho :D Ainda não estou bem em mim, e é estranho pensar como tudo isto tem evoluído, mas começo a aperceber-me que é difícil não se ganhar o bichinho da coisa...! Após 1 ano de anilhagem "desportiva" acho que posso dizer que evoluí x) mexer nos bichos e tira-los da rede deixou de ser o bicho de 7 cabeças que era (nada como o tempo para o ganho de confiança), e embora ainda seja um tanto para o lenta e muito nabinha, já estive bem pior suponho :P

E assim foi o meu fim-de-semana :) depois de tudo arrumado e almoço comido (carninha na brasa para os carnívoros e salada de feijão-frade para mim), e alguma indecisão (ficar por Figueira uns dias ou não ficar heis a questão!), lá abalei com os PADA e companhia até Coimbra. Para acabar bem o dia ainda houve saldamento de dívidas no McDonalds e depois foi dormir até casa eheh =P

Agora tenho que me dedicar à apresentação da tese (e cheira-me que fazer um poster)... mas falta a coragem! Ontem ainda fui até à Tornada e consegui (não que o mérito seja meu), apanhar um bichinho ainda mais azul que a pega, um guarda-rios (Alcedo atthis) :D Hoje está de chuva por isso não há anilhagem para ninguém, mas sou capaz de dar mais uns pulinhos à Tornada de vez em quando :)

domingo, 14 de outubro de 2012

Sabor

 E estou regressada de 2 semanas bem passadas em Trás-os-montes no que eu consideraria um misto de férias e trabalho...! Foram dias/noites bastante agradáveis entre vales e montes do Sabor e afluentes, e que serviram mais uma vez (já lhes perdi a conta) para confirmar que é mesmo em Trás-os-montes/Beira-alta que eu quero viver/trabalhar. A possibilidade de por lá poder fazer doutoramento é algo que sem dúvida me atrai, e se tiver que me meter em doutoramento para poder ficar por lá, assim será. Sinto no entanto que ainda me falta alguma bagagem para me meter num doutoramento... gostava de saber bem mais sobre estatística e modelação antes de planear tal aventura. Isso e mais alguma prática de campo. O doutoramento é suposto ser um projecto pessoal, gostava que fosse algo construído por mim, desde a ideia, aos métodos e à estatística. A leva-lo para a frente gostava de me sentir capaz em todas as etapas e não cair novamente no esquema em que os orientadores é que sabem/decidem sobre aspectos fundamentais do meu trabalho. Daí que preferia não me precipitar para já e enveredar tanto quanto possível para trabalhos mais temporários que me permitam solidificar algumas ideias/conhecimentos. O problema é que as oportunidades não se perpetuam no tempo, e normalmente é preciso agarra-las no momento certo, ou correr o risco de as perder para sempre. E isso torna tudo mais complicado. Mas uma coisa de cada vez suponho. Por agora estou mais ou menos de férias :) o futuro a curto prazo é voltar para o laboratório a fim de terminar o dataset da malária e preparar a defesa da tese. Depois disso... logo se vê :) Por agora não estou muito preocupada... com o que vou receber ao voltar para o lab consigo aguentar-me durante algum tempo, mas no entretanto vou-me candidatando a coisas que me interessem :)

Esta viagem ao Sabor foi a mais longa e a mais fixe das que fiz anteriormente...! Embora não tenhamos tido muitas capturas por noite, o facto de já poder mexer nos bichos contribuiu bastante para o meu entusiasmo eheh :D são tão fofiiinhos :) o lançamento do tadarida (nova modalidade olímpica que envolve o lançamento de um morcego-rabudo ao ar a fim de ele ganhar altitude e voltar á sua vidinha) é algo que ainda tenho de praticar, mas dificilmente virei a bater o campeão da modalidade, auto-intitulado como rei dos Cerejais. É muito parvoíce junta eu sei :) mas se assim não fosse, não teria metade da piada =) Foram muitas estrelas cadentes, muitos por e nascer do sol e também da lua, e algumas horas perdida no espectáculo de luzes projectado na imensidão do céu e a indagar sobre a minha insignificância. Foram fins de tarde à procura de lontras (sem sucesso), e muitos caminhos percorridos de noite com a ânsia de nos cruzarmos com um qualquer mamífero selvagem (também ainda não foi desta que vi texugo). Mas pela primeira vez ouvi bufo-real e vi chasco-preto em território nacional...! Já não foi mau :) a somar a isso ainda se apanhou um andorinhão-real (que fez o favor de me espetar a ponta de muitos dedos), uma andorinha-das-rochas e 2 pardais-franceses (sp. 51 p mim...!) graças a um certo parvinho com mais sorte que juízo, que quando se foi embora levou com ele os bichos e o calor, deixando-me a mim e ao Francisco com uma semana de chuva, noites frias, e poucas capturas. Ficou a promessa de voltar para os abrigos de inverno e provavelmente para o ano para mais uma época de campo =D ás vezes dou por mim a pensar que me sentiria mais realizada como ajudante do que como investigadora... é assim tão mau assumirmos que temos mais jeito e somos mais felizes como personagens secundárias do que principais? porque é que isso há-de ser menos glorioso e digno se é o que nos faz sentir bem? nunca gostei da pressão e responsabilidade de um cargo principal... prefiro dar suporte e apoio a alguém. Enfim... talvez eu não regule realmente bem. Não sei.

 

O balanço das duas semanas foram 100 e tal novos bichos marcados, dezenas de recapturas, e muitos tubinhos com cocós e pêlos a fim de estudar a dieta destes animais caricatos e os seus hábitos migratórios (ou a falta deles). 



Até para o ano Sabor...!


domingo, 30 de setembro de 2012

Féeeerias :D

ok é relativamente temporário, mas... estou de féeeeeeeerias =D ontem passarinhos, hoje passarinhos e amanhã passarinhos. Depois disso são morcegos durante 2 semanas! uhuu =D E depois disso... depois disso logo se vê. Possivelmente mais passarinhos e um voltar à tese. Se no entretanto volto ao laboratório ou não ainda não sei. O tempo o dirá!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

porque cantar é o melhor remédio!

Eu tenho meia dúzia de cocos tiriririri que achei melhor enfileirar tiririri coquiiinho, coquinho cocão no teu cabeção! :D


(Há um mundo bem melhor....)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Countdown

oh inspiração de última hora, já estavas a demorar, pensei que desta não viesses de todo...! Podias era ter aparecido há uma semana atrás...!

domingo, 23 de setembro de 2012

Decisão

Opção 2 iniciada. Se não gostarem que mudem como bem entenderem. Não vou esperar mais.

Já agora...

Olá Outono! =D

sábado, 22 de setembro de 2012

Espero não matar ninguém até ao próximo fim de semana

Tá com com vontade de:

opção 1: mandar os orientadores à m**** e dizeres-lhes que eles que façam a tese então. Eu encarrego-me de a ler e defender.

opção2: calar-me bem caladinha, fazer as coisas descansadinha como acho que fazem sentido, e entregar na sexta-feira com ou sem autorização dos respetivos.

opção3: cag** na tese. Ir de férias. Arranjar um trabalho. Seguir com a minha vidinha.

arre, haja paciência.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Morte por colisão

Já me aconteceu algumas vezes ver aves a bater contra vidros e a ficarem estateladas no chão com o impacto, ou com pescoços partidos. Nunca tinha era parado para pensar que essas mortes isoladas a que assisti pudessem ser tão significativas a escalas maiores. Mas hoje assustei-me. Nos cerca de 5 minutos em que me demorei a ver este site http://www.flap.org/residential.php estima-se que morreram cerca de 16000 aves migratórias em colisões contra janelas nos estados unidos. Será que isto também ocorre com esta intensidade por cá?

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

E é oficial... fui invadida pelo new look do blogger =/


domingo, 16 de setembro de 2012

Ansiedade

Sempre que aqui venho prendo-me no cabeçalho deste meu cantinho e lembro de quando e porquê o criei. Espaço de partilha e acima de tudo desabafo, foi criado numa época muito especial, num sítio muito especial, e, algumas das vezes, para uma pessoa muito especial. Hoje em dia não o frequento da forma que mais gostaria, mas os tempos mudam... às vezes tenho vontade de revolucionar este espaço, dar-lhe um outro ar, algo que se aproxime mais da finalidade com que tem sido usado recentemente, mas nunca tenho coragem de "me livrar assim dele". A verdade é que tenho esperança. Sim esperança. Esperança que um dia volte a ter a finalidade para o qual foi criado. Relatar as minhas aventuras por este mundo fora. 

A menos de 2 semanas de entrega da minha xata tese e com tanto ainda por fazer, é com curiosidade e esperança que encaro o futuro. Tenho muita vontade de ir para o interior. Muita mesmo. Não sei exactamente quando isso vai acontecer nem quando, mas vou fazer o que estiver ao meu alcance. Há muito que ando a dizer que preciso de cometer uma loucura e é verdade. Tanto pessoalmente como profissionalmente. Estou cansada e saturada de seguir o caminho "certo". De fazer aquilo que todos esperam de mim e não o que eu espero de mim  própria. Sempre fui de fazer aquilo que me apeteceu. Mas sempre levei bastante em consideração as consequências dos meus actos. Não só para mim, como para os outros. Ou pelo menos é assim que me vejo e nunca fui acusada do contrário. Ultimamente acho que me tenho desligado de mim própria. Colocado outras coisas e pessoas à minha frente. E tudo isso não teria grande mal se me tivesse feito feliz. Mas como me tem trazido mais momentos de dúvida, confusão, tristeza, desapontamento, etc, chega uma altura em que é preciso mudar. Inovar. Libertarmo-nos da carga que nos atrasa e seguir viagem. Aprendi muito nestes últimos anos. Cresci bastante também. Iludi-me e desiludi-me. Fiz muitos disparates e cometi alguns erros também. Erros que espero nunca mais vir a cometer, mas que me ajudaram a compreender quem sou e como sou. Que por baixo deste manto de independência e orgulho, mora apesar de tudo uma rapariguinha frágil e sonhadora cujas entranhas se derretem com um doce entreleçar de dedos. E é porque tenho saudades dessa menina, que apesar de tudo é teimosa e não desiste enquanto não consegue o que quer, que digo que este é um ano de mudança. E ela há-de vir... oh se há-de :)

sábado, 15 de setembro de 2012

Quase quase

Mais 2 cromos e chego aos 50  ^^ Dado o desportivismo com que encaro a coisa, até já ultrapassei as expectativas xP

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sem noção

Há coisas que se não fossem tristes, teriam piada de tão ridículas que são.

Como diz a velha sabedoria popular, "o maior cego é aquele que não quer ver"... mas quando se barra contra as coisas vezes e vezes sem conta, mais do que ceguisse, é estupidez.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Hug

Sabem aquele abraço carinhoso, bem apertadinho, no qual somos envolvidos pela outra pessoa, e em que por momentos o tempo pára e o mundo desaparece? Seja de um familiar, amigo, mais que isso, ou até quem sabe, de um mero desconhecido, deve ser das coisas mais prazerosas de receber quando nos entregamos totalmente =)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Life is Wonderful

Edit: e cá está ele eheh

   Já não ouvia há algum tempo, e agora que ouvi, relembrei-me que apesar de melancólica, gosto da letra :)
 It takes a crane to build a crane It takes two floors to make a story It takes an egg to make a hen It takes a hen to make an egg There is no end to what I'm saying It takes a thought to make a word And it takes some words to make an action It takes some work to make it work It takes some good to make it hurt It takes some bad for satisfaction La la la la la la la life is wonderful Ah la la la la la la life goes full circle Ah la la la la la la life is wonderful Al la la la la It takes a night to make it dawn And it takes a day to make you yawn brother And it takes some old to make you young It takes some cold to know the sun It takes the one to have the other And it takes no time to fall in love But it takes you years to know what love is It takes some fears to make you trust It takes those tears to make it rust It takes the dust to have it polished Ha la la la la la la life is wonderful Ah la la la la la la life goes full circle Ah la la la la la la life is so full of Ah la la la la la la life is so rough Ah la la la la la la life is wonderful Ah la la la la la la life goes full circle Ah la la la la la la life is our love Ah la la la la la It takes some silence to make sound It takes a loss before you found it And it takes a road to go nowhere It takes a toll to make you care It takes a hole to make a mountain Ah la la la la la la life is wonderful Ah la la la la la la life goes full circle Ha la la la la la life is wonderful Ha la la la la la life is meaningful Ha la la la la la life is wonderful Ha la la la la la life it is...so... wonderful It is so meaningful It is so wonderful It is meaningful It is wonderful It is meaningful It goes full circle Wonderful Meaningful Full circle Wonderful
(e fica a faltar o link para o video, mas o meu querido irmão está a jogar, e está farto de se queixar de lag x) )

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tsk tsk

Fala-se em Figueira de Castelo Rodrigo ou em Faia Brava e este músculo forte e denso que faz o favor de por o sangue do meu corpo a circular fica irrequieto o resto do dia! =D





(acabar a tese, acabar a tese, acabar a tese, acabar a tese...!)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Coisas q não percebo #1

Acabei de mandar alguém ir fo***-se, a alto e em bom som. Quem me conhece sabe bem q não sou pessoa de perder a paciência e muito menos de dizer palavrões...

A minha questão é...

Porque raio é que quanto mais gostamos de uma pessoa, mais poder ela tem de nos tirar do sério?

Porque é que essas pessoas normalmente só nos ouvem/respeitam quando nos salta realmente a tampa e deixamos (nem q temporariamente) de ser aquela pessoa simpática e bem disposta?

É frustrante... e às vezes faz-me duvidar até que ponto merecem todo o cuidado e carinho que temos por elas.

O que me chateia mais no meu disto tudo, é que a seguir vão agir como se não se tivesse passado rigorosamente nada...

Ainda não descobri se é problema geral do género masculinho (ou feminino?), mas esta coisa de se ser bruto e insensível num momento e depois agir como se estivesse tudo bem, não é comigo.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

When your brain shuts down...


e pronto... foram 15 minutos à vida x) 

Ps: viva o Paint!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

^.^

Tenho andado com preguiça de cá vir escrever, não porque não tenha coisas para contar, mas porque o ritmo dos últimos tempos tem sido algum e a pressão para me concentrar na tese alguma. 

Depois da bela semana no Sabor lá fui com o Ricardo para Montalegre em busca de passarinhos. Foram 3 dias que não renderam muito em termos de bichos, mas que me permitiram anilhar meia dúzia de coisinhas, algumas delas novas para mim :) Sylvia borin, Emberiza cia e Pyrrhula pyrrhula foram os convidados de honra de uma das sessões e deixaram-me bastante satisfeita :) 


De volta ao Porto não tardou muito até que partisse novamente, mas desta vez para sul. Serra do Açor here I come. Foi pouquinho tempo é certo, mas deu para apanhar algumas coisinhas (muito esperadas sylvias melanocephalas e cantillans), e para aproveitar a companhia duma certa pessoa. Não fosse termos furado um pneu no segundo dia (após andarmos a tarde toda "perdidos" á procura dum sítio para anilhar... definitivamente as coisas quando não correm bem, só tendem a correr pior =/ ), e teríamos apanhado muito mais coisinhas :) apesar de tudo ainda consegui anilhar 3 coisinhas novas (nabice na identificação à parte): Rouxinol Luscinia megarhyncos, Pintarroxo Carduelis cannabina e Felosa-poliglota Hippolais polyglotta.

Novamente de regresso ao Norte, mal tenho tempo para "descansar" e sigo novamente para o Gerês, mas desta vez para os bichinhos com pelo. Não apanhamos grande coisa (as noites estavam muito frias), mas só as paisagens valeram o esforço. Isso e os bichos que apanhamos por engano nas redes ^^ Melro de água foi uma novidade para mim, tanto em termos de observação, como na mão. Noitibó nem tanto, mas são sempre giros de apanhar :) Na última noite fomos recompensados com uma boa diversidade de coisinhas peludas e fiquei com vontade de voltar para uma ponte que descobrimos estar carregadinha de morcegos-rabudos.  (Isso e mais uns mergulhos naquelas águas fantásticas *.*)


Novamente de regresso à Invicta poucos dias depois estava a caminho de Caminha para apanhar mais coisas com penas. Foi só uma manhã, mas rendeu alguns muito necessitados tentilhões. Desta vez para além de assumir a parte da anilhagem  dos bichos (Pica-pau-malhado-grande, Verdilhão e Gaio para mim ^^) ainda tirei sangue a meia duzia deles que felizmente sairam a voar lindamente. Definitivamente o meu maior mal é o medo de fazer mal as coisas e a falta de confiança. Tem sido uma batalha intensa desde tenra idade, e a meu ver já melhorei bastante, mas ainda tenho um longo precurso pela frente :)

Coruja-das-torres (Tyto alba)
Back to Porto, de volta aos resultados da tese. Alinhar sequências dos meus bichinhos e fazer networks, tentar resolver haplótipos de heterozigóticos, e quando parecia já não ter nada que fazer (a não ser escrever) chega-me um mail do Sergei (orientador) com as sequências finais da malária... Organizar tudo, descrever haplótipos, começar a analisar os resultados. Nos intervalos, anilhagem no Parque Biológico, aventuras no centro de recuperação do parque a apanhar gaivotas, a anilha-las e a marca-las com anilhas coloridas, assim como bichinhos prestes a ser devolvidos à Natureza (Águia-de-asa-redonda Buteo buteo, Coruja-do-mato Strix aluco, e Coruja-das-torres Tyto alba). Como se não chegasse ainda consegui tirar mais um fim-de-semana e fui rumada a Viana do Castelo, participar numa sessão de anilhagem Ciência Viva no Verão no Paul do Coura com o pessoal do parque e o sr. Peter Fearon (junior) e a namorada Tineke. Foi fixe :) e ainda tive direito a 4 bichinhos novos: Escrevedeira-dos-caniços, Felosa-musical, Rouxinol-pequeno-dos-caniços e Rouxinol-grande-dos-caniços. 

Chegados ao Porto seguimos quase directos para o Parque Biológico para acabar de tratar das gaivotas, mas quando lá chegamos tinhamos à nossa espera bichinhos apreendidos/recuperados a precisar de ser soltos. Estorninho e Borreiro-de-coleira-interrompida foram a novidade para mim, mas anilharam-se uns quantos chamarizes, verdilhões e pintarroxos. O Peter ainda teve direito a um Cuco-rabilongo o que o deixou com um grande sorriso na cara eheh. Na hora da despedida ninguém parecia com muita vontade de dizer adeus e não fosse o Peter ter perguntado novamente se eu sempre queria ir à sessão "1km de redes" no Paul do Taipal em Montemor e eu teria-me também despedido deste casal caricato. Assim sendo, aceitei com um grande entusiasmo, voltei para casa e arrumei toda a minha tralha a fim de seguir para sul "definitivamente". Tudo arrumado em sacos e mais saquinhos vi-me obrigada a comprar uma mala para conseguir levar tudo e felizmente tive ajuda do sr. João até à estação e depois do Peter quando cheguei a Coimbra. 

A sessão no Taipal foi no mínimo curiosa, rodeada de uma cambada de "cromos" da passarada, o género feminino estava claramente em minoria. Sendo ainda para mais o único membro do parque biológico (os outros dois presentes são actualmente "desertores" que encontraram orientação mais capaz), fui claro alvo de alguma chacota. Mas podia ter sido bem pior suponho. Verdade seja dita que me colei ao(s) Peter (já que de manhã o senior também nos acompanhou :) ), a fim de evitar dizer muitas barbaridades e principalmente porque eles ao invés de gozarem com as pessoas, explicam-lhes as coisas com toda a humildade do mundo, e isso é de aproveitar ao máximo principalmente quando ambos têm uma vasta experiência. Mais uma vez tive direito a meia dúzia de bichinhos novos, 3 espécies de andorinha (dos telhados, dos beirais e das barreiras), 2 felosas (unicolor e dos juncos) e 1 pato-real (que na realidade era uma pata eheh).

 Foi muito giro :) mas de certa forma estranho também... estar com uma certa pessoa e comportar-me como se fossemos meros conhecidos é algo que me faz muito confusão... Mas enfim... como se costuma dizer "engoli o sapo" e pronto. 

No fim da sessão fomos todos (ou quase, já que os Peters não nos acompanharam) almoçar e depois cada um foi á sua vidinha. No meu caso isso ainda incluiu ir comer um gelado ao novo McDonalds de Coimbra com um certo fofinho e depois lá segui viagem até casa :)

Agora é dar-lhe na tese tanto quanto possível!!!

Boas férias aos que não têm nada que fazer,

eu não me posso queixar-me muito que fiz questão de as ir tirando eheh :)

Passarada agora só pelo "quintal" eheh

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

True Story

"If you don't know where you are going, any road will get you there."

Lewis Carroll

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Perhaps

"You'll learn people care less about you if you care too much about them. So sometimes... you HAVE to say what's the ***** up! It keeps people in their own shoes and outta yours."


Someone definitely wiser than me 



domingo, 15 de julho de 2012

Note to Self

 Lembrar-me que fazer a digestão requer energia e que a ingestão duma quantidade anormal de alimento pode levar a uma tarde inútil em que não se consegue fazer nada além de vegetar em frente ao pc a ver uma qualquer série ou filme.

quinta-feira, 5 de julho de 2012



When you're stoned, and I am drunk
And we make love, it seems a little desolate
It's hard sometimes not to look away
And think what's the point
When I'm having to hold this fire down

If you won't let me fall for you
Then you won't see the best that I would love to do for you
Instead you will be missing me when I go
'Cause I'm bored of hanging out in your cold

When I feel loved baby, I join the road
And the world moves with me
When I feel lost I just slip away
Silently, quitely take my things and go
And think what's the point
Think where's the hope we're coming home

If you won't let me fall for you
Then you won't see the best that I would love to do for you
Instead you will be missing me when I go
'Cause I'm bored of hanging out in your cold

If you find one day
Find some freedom and relief
And with this freedom maybe
Maybe you will find some peace
And with this piece baby
I hope it brings you back to me, bring you home, take me home

If you won't let me fall for you
Then you won't see the best that I would love to do for you
Instead you will be missing me when I go
'Cause I'm bored of hanging out in your cold

domingo, 1 de julho de 2012

Leãozinho




My way of sayin'... I miss u..?

terça-feira, 26 de junho de 2012

Verão

Está uma noite perfeita... :)

Não sei se foi de estar mais activa durante a noite nos últimos tempos, se é porque está uma noite mesmo agradável, mas estou com uma enorme vontade de me perder pela cidade do Porto... caminhar junto ao rio e sentar-me num qualquer banco de jardim ou relvado a apreciar o céu estrelado.

 Só falta um pequeno detalhe. Mas quanto a isso nada feito.

Vou mas é dormir que é melhor...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bats #3

E heis que quase um ano depois, voltei ao Sabor para apanhar bichinhos felpudos e com asas. Foi uma semana de "trabalho", enquanto esperava pelas minhas sequências, mas acima de tudo uma semana de descontracção. Trabalhar para os outros tem esta vantagem... não temos que nos chatear com nada. Para variar um bocadinho, soube-me imensamente bem ir para aqueles lados. Definitivamente eu não me canso daquela paisagem e sossego. Há que agradecer ao Francisco pela oportunidade e pelos bem passados anoiteceres, quer a merendar em cima de pontes, quer junto aos rios à procura de lontra (só vimos uns olhinhos na água, mas para pode ser que para a próxima tenha mais sorte e consiga ver uma mais de perto! :) ). Desta vez para além de apanharmos bichinhos, fomos também visitar abrigos para monitorização das colónias de criação, e fazer transectos. Foi fixe :) A experiência dos abrigos foi qualquer coisa. Tudo tranquilo nos mais abertos, e algo mais desconfortável nos mais povoados. Apesar de tudo, todos eles tiveram o seu encanto. Foi a aventura de caminhar em fendas na rocha com água pelos joelhos, onde dezenas de morcegos se encontravam pendurados no tecto, e de onde volta e meia se soltavam e voavam à nossa frente, mas também em túneis escuros, cheios não de água mas sim guano, e onde a concentração de bichinhos era tão grande que de repente a temperatura subia, o ar ficava pesado,  e respirar tornava-se mais complicado. Vi bichinhos de pernas para o ar isolados no seu cantinho, e centenas de outros tão juntos que formavam autênticos tectos vivos chilreantes. Foi engraçado :) e apesar de serem mestres na eco-localização, ainda tive um encontro de 1º grau com um deles que decidiu voar direitinho contra a minha cara x) nada que não voltasse a repetir eheh ahh como era bom não ter que me vir embora...! Mas o dever chama e a tese ainda tem que ser escrita. A vontade de voltar não falta e fiquei com novas esperanças de ali arranjar um cantinho :) parece que vão surgir uns projectos pela Faia Brava e quem sabe não arranjam um lugarzinho para mim! Mas não pensemos muito nisso... brutal brutal, era fazer parte do projecto de 65 anos de monitorização do Sabor. Tinha trabalho para o resto da vida ^^ well, quem sabe quem sabe :) (eu queria taaaaaanto =D só de pensar nisso dá-me aquele nervosismo miudinho de quem não consegue conter o contentamento! Como dizia o outro... Eu quero voltar para a ilha!!!)

Anyways, amanhã tenho de ir levar a última dose da vacina contra a raiva e para a próxima já vou poder mexer livremente nos bichinhos :))) (quem sabe fazer capturas para o Atlas no Gerês eheh)

Terça-feira também regresso ao campo, desta vez para apanhar bichinhos com penas. Já não vão a tempo da tese, mas irão completar o dataset para o artigo. Só boa vida na verdade :) Estou a contar que ao contrário do ano passado possa dar uma mãozinha um pouco mais activa nas capturas, quer a montar as redes, quer a tirar os bichinhos, quer a anilha-los e quem sabe, tirar sangue. A ver vamos :) Ainda não tenho certezas para onde vamos, mas possivelmente Montesinho. Ai ai vai ser mais uma semana que vai passar a correr!

Morcego-lanudo (Myotis emarginatus)


Digam lá que não é fofinho? :D

domingo, 17 de junho de 2012

weeeeeee ^^

Está aliviada, feliz, contente, satisfeita, entusiasmada, radiante, e whatever more que pertença a este grupo de palavras e/ou semelhantes.

LAB WORK DONE :D

oh yeah!

Há que dizer no entanto que nada disto teria tanta piada se não fosse o facto de amanhã partir para trás-os-montes para ir apanhar ratinhos com asas ^^ pois é :) lá vou eu novamente! Nem parece que tenho uma tese para escrever, mas não falemos em coisas tristes...! A semana foi cansativa e bastante frustrante, os fins-de-semana curtos, mas com certeza que tudo valeu a pena :) Alfandega da Fé, here I come! A ver se me decido de uma vez por todas (embora bem lá no fundo ache que já tenho uma decisão tomada... a ver vamos como corre a semana) e aproveito muito bem, já que daqui para a frente vai ser muito dia enfiada em casa em frente ao computador...

Amanhã é também o dia que um certo parvinho regressa a território nacional, e embora até gostasse (e tivesse ponderado) ir "busca-lo" ao aeroporto, parece que as coisas não se encaminharam nesse sentido... não se pode ter tudo suponho... x)

Votos de uma óptima semana! A minha tem tudo para ser fantástica ^^

segunda-feira, 11 de junho de 2012

One day...


O que eu tinha mesmo mesmo mesmo vontade era de fugir para o meio do monte...

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Someday


O que me dá para cantar quando preciso de me confortar a mim própria xP

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Endless opportunities

Definitivamente... eu devo ficar para a história como a pessoa que mais propostas de doutoramento recebeu no cibio e que não se consegue entusiasmar com a possibilidade de nenhuma delas x)

domingo, 3 de junho de 2012

Alívio


Depois do que foram 2 semanas stressantes de volta dos resultados e a preparar a apresentação para o Student's Seminar, heis que tive um fim de semana de pausa :) anilhagem de manhã e passeio até serralves de tarde. A exposição e concerto que vi eram demasiado à frente (contemporâneos) para a minha pessoa, mas pronto. Valeu o convívio :) também já andava era com saudades dos passarinhos :)

Hoje passei o dia por casa no relax :) ver séries e agora a ouvir o rock-in-rio na rádio ^^ Esta semana vou estar de volta ao laboratório para mais uns pcrs e sequenciações, desta vez dos bichinhos com penas para ver o quão são diferentes entre Portugal e Marrocos :) só espero não perder mt tempo com optimizações...!