quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Eaten alive

E porque um dia não são dias e as oportunidades são para aproveitar quando surgem, hoje, ou melhor, ontem, fui para Salreu passear. O tédio reinava pelo cibio durante a tarde e a perspectiva duma noite de volta de bichinhos pareceu-me bastante agradável =) lá consegui sair mais cedo e rumei de metro ao Porto para deixar a tralha e seguidamente de comboio para Salreu. Não se pode propriamente dizer que fui apanhar bichinhos já que a minha contribuição para tal foi pouca ou nenhuma, mas fui assistir digamos e dar uma mãozinha no que consegui :) depois de andar meia perdida à procura do centro da bioria lá consegui dar com aquilo e segui caminho. O sol punha-se no horizonte e a bicharada preparava-se para sossegar. Pude ve-los e ouvi-los um pouco por todo o lado a mexer-se nos caniços, mas a falta de binóculos (e um certo grau de nabice :P) não me permitiu identificar grande coisa. Os sons, à excepção talvez dos das toutinegras-de-barrete e dos rouxinóis-bravos, eram-me na sua maioria desconhecidos, o que não ajudou muito. A sessão de anilhagem que tinha já começado antes de eu chegar (malditos transportes públicos) destinava-se à captura de Motacilla flava e acho que, picadas de mosquitos à parte, se pôde considerar um sucesso. Isso e eu ter conseguido não ir à agua :) para compensar consegui "perder-me" algumas vezes pelo meio do caniçal, mas isso são detalhes =P A retirada da passarada das redes prolongou-se até relativamente tarde e anilhagem da mesma até às 5 da manhã. Foi uma noite longa que apesar de tudo se passou muito bem e a qual não me importava nada de repetir, de preferência se conseguisse ser mais útil xP Vi algumas espécies novas =) finalmente um pisco-de-peito-azul Luscinia svecica, embora fosse fêmea e como tal não tivesse o peito azul xD, um rouxinol-pequeno-dos-caniços Acrocephalus scirpaceus, e claro está as alvéolas-amarelas Motacilla flava de 3 ssp diferentes, M. flava flava, M. flava iberia e M. flava flavissima, e que ultrapassaram os 100 indivíduos. De madrugada (e depois de andar meia perdida novamente para encontrar o caminho de volta ao apiadeiro) consegui voltar ao Porto a tempo de tomar um banho e seguir para o cibio, pelo que hoje ando de directa. Não propriamente já que dormitei alguma coisita durante a viagem, mas pronto xD a parte pior é que tenho um jantar logo à noite, mas não há de ser nada :) por enquanto estou bem :) não fossem as memórias do que andei a fazer e até poderia pensar que tive uma noite descansada igual a tantas outras. As únicas provas de que ontem não dormi em casa são mesmo as picadas das melgas pelas mãos e cara, e um quarto um tanto para o desarrumado dada as minhas saídas apressadas. Enfim =) fossem estes todos os meus problemas e a minha vida até seria um tédio :P

Sem comentários:

Enviar um comentário