quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Morceguices

E vai a meio esta semana e já vi muitos morceguinhos "pequeninos" e fofinhos =P Têm sido uns dias engraçados :) tardes a espreitar pontes para tentar confirmar locais onde eles se encontrem e noites debruçada em grandes viadutos a tentar apanha-los. Os bichinhos têm colaborado, as condições climatéricas é que nem tanto. O vento não ajuda muito (nada mesmo... redes presas em todo o lado não dão jeito nenhum) e as temperaturas depois do por-do-sol só nos dificultam a vida, uma vez que os bichinhos arrefecem facilmente e depois não conseguem voar, obrigando-nos a imaginar formas de os aquecer. Caminha ás 3 da manhã e alvorada ás 8.30 (malditas obras na residencial) e 10.00 da manhã, não permitiram muitas horas de sono, mas nada que não se aguente bem durante uma semaninha. Por agora tem sido bastante positivo =) 

 
Ontem foi especialmente espectacular já que para além de termos ouvido uns uivares muito muito curiosos ao cair do dia (lobos? :D), andavam dezenas e dezenas de andorinhões-reais na ponte onde fomos fazer as capturas. Nunca tinha visto tantos =D dois deles acabaram por cair nas redes quando as abrimos pelo que ainda tive o prazer de lhes mexer eheh =) fiquei feliz :D não só porque é um bichinho engraçado, mas porque consegui tira-lo sozinha e sem grandes dificuldades da rede (as pequenas conquistas duma pessoa >.< tenho noção que não é nada de complicado,mas fiquei contente =P). Infelizmente como já era de noite, só pude solta-lo na manhã seguinte, o que significou acordar mais cedo para o deixar ir à vidinha dele. Mas vá, acho que nem foi muito mal-tratado. Até ficou quentinho dentro do carro em vez de ficar a gelar (connosco xD) na ponte ao frio e ao vento.



Infelizmente não tenho fotos dos morcegos (já agora as capturas têm sido todas de morcego-rabudo que como o nome indica têm um rabinho, caudinha vá, bem visível), uma vez que não tenho tempo de parar para tal (nem tem dado para jantarmos!). Verificar redes, tirar dados, retirar amostras biológicas, desinfectar material, recolher fezes e soltá-los (esta parte às vezes é mais demorada do que seria de esperar) ainda leva um certo tempo só com 2 pessoas. Ontem além de tudo, os bichos ainda foram marcados com umas etiquetas florescentes a fim de se poderem seguir durante algum tempo e gravar as suas eco-vocalizações, de forma a ter dados individuais dos bichinhos. Enfim, é giro :)

2 more nights to go ;) a ver o que nos reserva hoje a noite :D

Sem comentários:

Enviar um comentário